Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.contributor.referee1Déborah Maria Siade Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Thaís Alves Santospt_BR
dc.creatorRegina do Carmo Gondimpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T14:26:11Z-
dc.date.available2024-01-25T14:26:11Z-
dc.date.issued2023-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63323-
dc.description.abstractIn general, it is observed in the field of work the search for strategic planning where companies seek to improve motivational and development methods. Employee satisfaction or dissatisfaction is directly related to what the company offers its employees. The main objective of the following work is to identify the main situations that trigger demotivation in the work of the payment sector integrated into the personnel directorate of the SRE of Pará de Minas. The research problem to be researched in this work is: “What factors affect the motivation of employees in a Regional Education Superintendency of the State Department of Education - MG?”. The place of development of the work, was chosen due to its great relevance within the institution, having the responsibility of keeping the entire functional life of the server under its jurisdiction up to date. An exploratory research was carried out, with a qualitative approach that allowed the elaboration of a case study. It is observed that it is of paramount importance to understand the motivational means and behavior of people in their organizational environment, so the work was subdivided into: organizational behavior, placing it as a set of behaviors and attitudes conducted by the people who participate in a company; concept of motivation, described as a person's interest in action, which is then understood as a constant impulse of variable intensity oriented towards achieving a given objective, with the main challenge being to release potential energies for self-realization and development of the person, his individualization and the integrity of the being; and the motivational theories that arise with the aim of discussing motivation, being necessary in the construction and consolidation of the concept. Maslow's theory highlights that human behavior is at the mercy of several factors, based on human needs. The Two Factor Theory aimed to argue that the understanding people's behavior at work. The theory of expectancy theory for motivation, establishes as the most recognized formulations for human motivation. When considering the satisfaction of the server, it is noticed that several measures and programs are developed, allowing action such as public recognition, process improvements and suggestions. When analyzing the payment sector, it was suggested as an intervention proposal the creation of a spreadsheet that would feed the necessary data into the PRODEMGE system, which would reduce work overload and consequently allow better conditions for employees.pt_BR
dc.description.resumoDe um modo geral, observa-se no campo de trabalho a busca de um planejamento estratégico onde as empresas procuram aperfeiçoar métodos motivacionais e de desenvolvimento. A satisfação ou insatisfação de funcionários possuem relação direta com o que a empresa oferece para seu colaborador. O seguinte trabalho tem como principal objetivo, identificar as principais situações que desencadeiam as desmotivações no trabalho do setor de pagamento integrado à diretoria de pessoal da SRE de Pará de Minas. O problema a ser pesquisado neste trabalho é: “Que fatores afetam a motivação de servidores em uma Superintendência Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação - MG?”. O local de desenvolvimento do trabalho, foi escolhido frente a grande relevância dentro da instituição, tendo a responsabilidade de manter atualizada toda a vida funcional do servidor sob sua jurisdição. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com uma abordagem quantitativa que permitiu a elaboração de um estudo de caso. Observa-se que é de suma importância o entendimento sobre os meios motivacionais e de comportamento das pessoas em seu ambiente organizacional, assim o trabalho foi subdividido em: comportamento organizacional, colocando-o como um conjunto de comportamentos e atitudes conduzidas pelas pessoas que participam de uma instituição; conceito de motivação, descrita como o interesse de uma pessoa para a ação, sendo então subentendida como um impulso constante e de intensidade variável orientado para o alcance de um dado objetivo, tendo como principal desafio, liberar as energias potencias para a autorrealização, e o desenvolvimento da pessoa, sua individualização e a integridade do ser; e as teorias motivacionais que surgem com o objetivo de discutir a motivação, sendo necessárias na construção e consolidação do conceito. A teoria de Maslow, destaca que o comportamento humano está à mercê de vários fatores, baseados nas necessidades humanas. A Teoria dos dois Fatores visava argumentar a compreensão do comportamento das pessoas no trabalho. A teoria de expectativa para a motivação, estabelece as formulações mais reconhecidas para a motivação humana. Ao considerar a satisfação do servidor, percebe-se que várias medidas e programas são desenvolvidos, permitindo a ação como o reconhecimento público, melhorias de processo e sugestões. Ao analisar o setor de pagamento, sugeriu-se como proposta de intervenção a elaboração de uma planilha que, ao ser integrada ao sistema PRODEMGE, fosse alimentada somente com os dados necessários, o que reduziria a sobrecarga do trabalho e consequentemente permitiria melhores condições para os servidores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesmotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectInsatisfaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleFatores que podem contribuir para desmotivação no setor de Pagamento da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf680.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.