Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thiago Alves Schieber de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3765472027877735pt_BR
dc.contributor.referee1Simone Evangelista Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Kleomara Gomes Cerquinhospt_BR
dc.creatorDaniela Alves Figueiroa Mattospt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T14:30:01Z-
dc.date.available2024-01-25T14:30:01Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63325-
dc.description.abstractTeleworking is a type of work carried out remotely, outside the premises of public or private institutions. After the advent of the COVID-19 pandemic, teleworking presented itself as an alternative for reorganizing institutional work policy by offering flexible working hours, combined with reduced operational costs, enabling workers to adapt work to their routines. From this perspective, the research aims to understand and critically analyze the dynamics resulting from the adoption of teleworking perceived in the payment taxation sector at the Regional Education Superintendence of the State Network of Minas Gerais. The methodological procedure adopted for this work is qualitative research, which consisted of carrying out a bibliographical review of the literature following a descriptive research modality and understanding from on-site observation, bearing in mind that service to schools, in the person of their managers it is the organization's priority, and if working remotely, it directly affected both the quality of services provided and the quality of life of employees. The research carried out contributes to the field of public administration and to the daily life of the researched body, taking into account the current nature of the topic and the challenges imposed during the pandemic period and subsequent consequences in a hybrid modality. It is also important to understand how teleworking influenced the maximization of results while reducing costs, in the statutory work regime. The results found reflect the importance of teleworking in the Regional Education Superintendency of the Minas Gerais State Network, not only during the pandemic, but also in a post-pandemic context, where flexibility and efficiency in remote work can continue to play a significant role in public administration n intention to contribute to the field of public administration, offering insights and relevant information on the adoption of teleworking as an alternative for organizing institutional work.pt_BR
dc.description.resumoO teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizado de forma remota, fora das dependências das instituições públicas ou privadas. Após o advento da pandemia da COVID-19 o teletrabalho se apresentou como uma alternativa de reorganização da política de trabalho institucional por dispor de uma flexibilização de horário, aliados à redução de custos operacionais, possibilitando que os trabalhadores pudessem adaptar o trabalho às suas rotinas. Nesta perspectiva, a pesquisa visa compreender e analisar criticamente a dinâmica decorrente da adoção do teletrabalho percebidas no setor de taxação de pagamento na Superintendência Regional de Ensino da Rede Estadual de Minas Gerais. O procedimento metodológico adotado para este trabalho é o de pesquisa qualitativa que consistiu em realizar uma revisão bibliográfica na literatura seguindo uma modalidade de pesquisa descritiva e o entendimento a partir da observação in loco tendo em vista que o atendimento às escolas, na pessoa de seus gestores é a prioridade do órgão, e se a atuação de forma remota, afetou diretamente tanto a qualidade dos serviços prestados quanto a qualidade de vida dos servidores. A pesquisa realizada contribui para o campo da administração pública e para o cotidiano do órgão pesquisado tendo em vista a atualidade do tema e os desafios impostos no período pandêmico e reflexos posteriores em modalidade híbrida. Também é importante compreender como o teletrabalho influiu na maximização de resultados concomitante a redução de custos, no regime estatutário de trabalho. Os resultados encontrados refletem a importância do teletrabalho na Superintendência Regional de Ensino da Rede Estadual de Minas Gerais, não apenas durante a pandemia, mas também em um contexto pós-pandêmico, onde a flexibilidade e a eficiência no trabalho remoto podem continuar desempenhando um papel significativo na administração pública na intenção de contribuir para o campo da administração pública, oferecendo insights e informações relevantes sobre a adoção do teletrabalho como uma alternativa de organização do trabalho institucional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração pública estadualpt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho híbridopt_BR
dc.subjectTecnologia de informaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleTeletrabalho no setor de supervisão de taxação de pagamento em Superintendência de Gestão Regional de Ensino da Rede Estadual de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Daniela Alves Figueiroa Mattos 2024.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.