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http://hdl.handle.net/1843/63358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tiago Alves Schieber de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3765472027877735 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kleomara Gomes Cerquinho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Letícia Drummond Rezende | pt_BR |
dc.creator | Carmelita Nascimento de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T14:37:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T14:37:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63358 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca apresentar a relevância do setor de compras públicas das organizações. Longe de ser uma tarefa somente operacional, conduzir os processos de compra se apresenta como tarefa complexa, cerceada por normativos e peculiaridades, fato este que demanda dos atores envolvidos um amplo conhecimento acerca da legislação vigente, constante atualização, planejamento e interação com os demais setores da organização. Haja vista o montante envolvido nas aquisições e o poder de compra do Estado, a questão que se coloca é justamente como utilizar os recursos públicos de forma eficiente e mais vantajosa para a administração. A vantajosidade aqui é referente a aquisições que agreguem valor, que promovam a satisfação do interesse coletivo e a sua relação custo benefício, que precisa ser compreendida para além do menor preço e sim na vertente da proposta que tenha potencial para maximizar a geração de benefícios para a sociedade. A vista disso apresenta-se um novo patamar para as compras públicas frente a nova Lei de licitações 14.133/2021 e a busca por aquisições sustentáveis e que promovam o desenvolvimento nacional sustentável. Utilizou-se neste trabalho a metodologia de pesquisa quali quanti, realizada por meio da observação dos processos de compra realizados pelas Secretarias Regionais de Educação no ano de 2022. Observou-se que o critério de julgamento mais utilizado nos processos foi o menor preço, a efetiva participação das micro e pequenas empresas nos certames, a satisfação parcial da demanda das aquisições realizadas por meio de Registro de Preços e a praticidade dessa modalidade de contratação. Diante dos resultados encontrados o objetivo desse trabalho é tornar os setores de compras das Secretarias Regionais de Educação de Minas Gerais capacitados, de forma a ter uma visão estratégica e multidisciplinar acerca da condução dos processos de compra e com potencial para realizar aquisições mais sustentáveis e concatenadas com o novo patamar que se apresenta para as compras públicas, frente a nova lei de licitações, 14.133 /2021. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Compras públicas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento nacional sustentável | pt_BR |
dc.subject | Nova lei de licitações | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Compras públicas: o cenário atual das aquisições de bens e serviços das Secretarias Regionais de Educação de Minas Gerais e os desafios da nova lei de licitações 14.133 de 2021 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
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