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dc.contributor.advisor1Tiago Alves Schieber de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3765472027877735pt_BR
dc.contributor.referee1Kleomara Gomes Cerquinhopt_BR
dc.contributor.referee2Letícia Drummond Rezendept_BR
dc.creatorCarmelita Nascimento de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T14:37:31Z-
dc.date.available2024-01-25T14:37:31Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63358-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar a relevância do setor de compras públicas das organizações. Longe de ser uma tarefa somente operacional, conduzir os processos de compra se apresenta como tarefa complexa, cerceada por normativos e peculiaridades, fato este que demanda dos atores envolvidos um amplo conhecimento acerca da legislação vigente, constante atualização, planejamento e interação com os demais setores da organização. Haja vista o montante envolvido nas aquisições e o poder de compra do Estado, a questão que se coloca é justamente como utilizar os recursos públicos de forma eficiente e mais vantajosa para a administração. A vantajosidade aqui é referente a aquisições que agreguem valor, que promovam a satisfação do interesse coletivo e a sua relação custo benefício, que precisa ser compreendida para além do menor preço e sim na vertente da proposta que tenha potencial para maximizar a geração de benefícios para a sociedade. A vista disso apresenta-se um novo patamar para as compras públicas frente a nova Lei de licitações 14.133/2021 e a busca por aquisições sustentáveis e que promovam o desenvolvimento nacional sustentável. Utilizou-se neste trabalho a metodologia de pesquisa quali quanti, realizada por meio da observação dos processos de compra realizados pelas Secretarias Regionais de Educação no ano de 2022. Observou-se que o critério de julgamento mais utilizado nos processos foi o menor preço, a efetiva participação das micro e pequenas empresas nos certames, a satisfação parcial da demanda das aquisições realizadas por meio de Registro de Preços e a praticidade dessa modalidade de contratação. Diante dos resultados encontrados o objetivo desse trabalho é tornar os setores de compras das Secretarias Regionais de Educação de Minas Gerais capacitados, de forma a ter uma visão estratégica e multidisciplinar acerca da condução dos processos de compra e com potencial para realizar aquisições mais sustentáveis e concatenadas com o novo patamar que se apresenta para as compras públicas, frente a nova lei de licitações, 14.133 /2021.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento nacional sustentávelpt_BR
dc.subjectNova lei de licitaçõespt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleCompras públicas: o cenário atual das aquisições de bens e serviços das Secretarias Regionais de Educação de Minas Gerais e os desafios da nova lei de licitações 14.133 de 2021pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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