Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63364
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Clara Ventura Paivapt_BR
dc.creatorJoice Garcia de Oliveirapt_BR
dc.creatorWagner Moura Lamounierpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T14:53:14Z-
dc.date.available2024-01-25T14:53:14Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63364-
dc.description.resumoO gestor de uma empresa tem diversas decisões financeiras a tomar em busca da maximização dos resultados e do valor para os acionistas. Entre essas decisões, encontra-se a política de dividendos, tendo impacto direto na administração de financiamento e investimento. Muitos estudos têm buscado identificar os determinantes da política de dividendos, sendo, portanto, este um tema bastante discutido na teoria de finanças. No entanto, esta é uma questão que ainda não apresenta uma resposta uniforme.No intuito de contribuir com essa discussão, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os determinantes da política de dividendos das empresas que integram um índice da Brasil, Bolsa, Balcão (B3), que abrange as empresas que mais distribuem dividendos, conhecido como índice de dividendos (IDIV). Para isso, a metodologia empregada foi a regressão múltipla com dados em painel. A amostra do estudo abrangeu as empresas que compuseram a carteira do IDIV de setembro-dezembro de 2017 e o período de análise foi de 2008 a 2016. Os resultados confirmaram algumas previsões das teorias relacionadas com a política de dividendos de empresas, como a Hierarquia das Fontes, Teoria da Sinalização e Trade- offTheory. Eles apontaram que a rentabilidade do ativo e o tamanho da empresa têm efeito significativo positivo no pagamento de dividendos. Além disso, estrutura financeira, payout histórico, setor de atuação e idade da empresa apresentaram relação negativa com a política de payout.Ao contrário do que a literatura indica, o preço da ação não se figurou com efeito significativo, sugerindo que o valor de mercado da empresa não está relacionado aos seus dividendos, contrapondo a previsão da teoria da Relevâncipt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso UFSC de Controladoria e Finançaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolitica de dividendospt_BR
dc.subjectDeterminantespt_BR
dc.subjectÍndice Dividendospt_BR
dc.subject.otherFinançaspt_BR
dc.subject.otherMercado de capitaispt_BR
dc.subject.otherDividendospt_BR
dc.titleDeterminantes da política de dividendos das empresas participantes do índice dividendos da Brasil, bolsa, balcão (IDIV)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sistemas.ccn.ufsc.br/8congresso/pt_BR
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