Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMariana Carvalho de Menezespt_BR
dc.creatorRaquel de Deus Mendonçapt_BR
dc.creatorNathália Luíza Ferreirapt_BR
dc.creatorLarissa Morelli Ferraz Guimarãespt_BR
dc.creatorAline Cristine Souza Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T21:10:08Z-
dc.date.available2024-01-26T21:10:08Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.spage131pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1016/j.conctc.2018.04.003pt_BR
dc.identifier.issn2451-8654pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63440-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo desenvolver atividades educativas comunitárias em ambientes de atenção primária à saúde brasileiros. A ensaio comunitário randomizado e controlado foi conduzido para incentivar o consumo de frutas e vegetais (FV-RCT) em uma amostra representativa de consumidores com 20 anos ou mais de uma cidade brasileira. As frutas e vegetais o consumo foi classificado de acordo com os estágios de mudança do modelo transteórico, refletindo diferentes graus de prontidão para a mudança. As atividades educativas pautaram-se no modelo transteórico e numa abordagem problematizadora. pedagogia dialógica, planejada por uma equipe interdisciplinar, utilizando informações coletadas de forma qualitativa estudo piloto. As ações foram realizadas durante sete meses e os dados de base foram coletados de 1.483 participantes. As estratégias educativas incluíram oficinas intercaladas com mensagens motivacionais transmitidas via cartão postal, atividades interativas baseadas no ambiente e material informativo. Nas oficinas, diferentes foram utilizadas técnicas – rodas de conversa, teatro de imagens, autorretratos, culinária e arte como experiência. O intervenção aplicada com base nas teorias escolhidas implicava um refinamento da intervenção, mas, no entanto, mostrou-se viável para grandes grupos populacionais e para o cenário dos serviços de saúde. Assim, esta interdisciplinaridade o estudo FV-RCT representa um esforço para avançar questões metodológicas e fornecer subsídios teóricos para ações.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to develop community educational activities in Brazilian primary health care settings. A randomized controlled community trial was conducted to encourage fruit and vegetable consumption (FV-RCT) in a representative sample of consumers aged 20 years or older in a Brazilian city. The fruit and vegetable consumption was classified according to the transtheoretical model's stages of change, reflecting different degrees of readiness for change. The educational activities were based on the transtheoretical model and a problematizing-dialogic pedagogy, planned by an interdisciplinary team, using information collected in a qualitative pilot study. The actions were conducted over seven months, and baseline data were collected from 1483 participants. The educational strategies included workshops interspersed with motivational messages conveyed via postcard, interactive environment-based activities, and informative material. In the workshops, different techniques were used - conversation circles, image theatre, self-portraits, cooking and art as experience. The applied intervention based on the chosen theories implied in a refinement of the intervention, but, nevertheless, proved to be feasible for large population groups and to the scenario of health services. Thus, this interdisciplinary FV-RCT study represents an effort to advance methodological issues and provide theoretical subsidies for actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofContemporary Clinical Trials Communications-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervention studypt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectNutrition educationpt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subject.otherEnsaio clínicopt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.titlePromoting fruit and vegetable consumption: methodological protocol of a randomized controlled community trialpt_BR
dc.title.alternativePromoção do consumo de frutas e hortaliças: protocolo metodológico de ensaio comunitário randomizado e controladopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S245186541730203Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3069-7959pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9782-2606pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.