Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63448
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dc.creatorAna Carolina Vasconcelos Colarespt_BR
dc.creatorKarinne Cruz Alvespt_BR
dc.creatorLaura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T11:38:58Z-
dc.date.available2024-01-29T11:38:58Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage16pt_BR
dc.identifier.issnhttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2018/paper/viewFile/2992/836pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63448-
dc.description.resumoO relatório de auditoria independente tem papel importante na divulgação das demonstrações contábeis, pois traz credibilidade a essas informações que podem influenciar na decisão dos investidores e, consequentemente no preço, das ações. Assim, torna-se relevante analisar se as informações deste relatório têm sido úteis ao mercado, sobretudo com a divulgação dos principais assuntos de auditoria que evidenciam os riscos identificados durante a execução da auditoria, que poderiam gerar distorção relevante nas informações contábeis. Nesta ótica, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a reação do mercado à divulgação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente, relativo ao exercício de 2016. Assim, para essa pesquisa foi aplicado um Estudo de Evento com 104 empresas brasileiras listadas na B3, estimando os retornos anormais para um intervalo de dois dias após a divulgação. Observou-se que 94 empresas são auditadas por firmas do tipo Big Four, apenas 5,8% das empresas tiveram relatório de auditoria com opinião modificada, foram evidenciados em média 3,06 PAA por cada relatório, sendo o reconhecimento de receitas e provisões os dois assuntos mais recorrentes nos relatórios analisados. Os resultados obtidos permitem concluir que o mercado foi eficiente já que os retornos anormais não foram diferentes do esperado, mostrando que não foi possível obter retornos anormais dado o conjunto de informações contábeis disponíveis no mercado. Ainda, constatou-se que o lucro se mantém como variável importante no comportamento dos preços, assim como também foi percebido que a divulgação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente foi informativa e afetou negativamente os retornos anormais das ações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Administração e Contabilidade - AdContpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo relatório de auditoriapt_BR
dc.subjectPrincipais assuntos de auditoria;pt_BR
dc.subjectHipótese de eficiência de mercadopt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherMercado de capitaispt_BR
dc.subject.otherAuditoriapt_BR
dc.titleEfeitos da divulgação dos principais assuntos de auditoria no retorno das ações no mercado de capitais brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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