Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63451
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Fatores possíveis de promover ou comprometer a motivação de estudantes de ciências contábeis: análise em uma instituição de ensino de Minas Gerais |
Authors: | Breno da Silva Costa Bruna Camargos Avelino Talles Vianna Brugni |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar os fatores que influenciam a motivação de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Minas Gerais, à luz da Teoria da Autodeterminação. Conforme preconiza a teoria citada, a motivação se divide em dois tipos distintos: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. A primeira relaciona-se às atividades realizadas por prazer e interesse próprio, enquanto a segunda refere-se ao comportamento impulsionado por recompensas externas, como orgulho, dinheiro, promoção no trabalho, influência de familiares. Para avaliar a motivação dos 70 discentes do primeiro ano do curso de Ciências Contábeis que compuseram a amostra deste estudo, foi aplicado um questionário contendo a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), composta por 30 questões. Após a realização de uma análise fatorial, foram encontrados nove fatores que explicaram em torno de 74,88% da variabilidade total dos dados. Para avaliar a motivação para a escolha do curso de Ciências Contábeis, foi aplicado outro instrumento de pesquisa, composto por 13 questões. Foi possível inferir, por meio das médias encontradas para os fatores, que os discentes estão mais autodeterminados e intrinsecamente motivados do que desmotivados com o percurso acadêmico. De forma análoga, foi possível verificar que os fatores que motivaram os estudantes para a escolha do curso de Ciências Contábeis estão relacionados a um maior grau de autodeterminação dos discentes, e que razões externas como oportunidades no mercado de trabalho e retornos financeiros advindos da ampla atuação do profissional contábil desempenham notável influência sobre a escolha do curso em análise. |
Subject: | Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Motivação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63451 |
Issue Date: | Jun-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://anpcont.org.br/pdf/2018_EPC544.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso ANPCONT |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fatores possíveis de promover ou comprometer a motivação de estudantes de ciências contábeis.pdf | 7.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.