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http://hdl.handle.net/1843/63491
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Daniele Oliveira Xavier | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5701030096056503 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ricardo Augusto Oliveira Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thaís Alves dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Alexandro Duarte Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T16:29:48Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T16:29:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63491 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho procurou demonstrar qual é o a percepção social de controle interno referente a publicidade e transparência em licitações de duas entidades privadas que trabalham com recursos públicos, sendo as Caixas Escolares vinculadas as Escolas Estaduais de Minas Gerais em comparativo com o SESC – Serviço Social do Comércio em relação ao controle social interno e externo por meio da transparência e publicidade. Procurou-se Identificar através do método exploratório de dados públicos e disponíveis através dos portais do governo de Minas Gerais e do SESC a estrutura interna de cada entidade e analisar como que é a composição dos seus membros e como fazem o controle interno da gestão das entidades e da mesma forma como é possível fazer o controle externo através da publicação e transparência da execução dos recursos públicos manuseados pelas Caixas Escolares e pelo o SESC. O objetivo da pesquisa em sua base principal foi descrever e explorar como que as Caixas Escolares em comparativo com o SESC dão transparência e publicidade em suas licitações e desta forma encontrar na pesquisa como que é possível ter o controle social destas entidades. Para chegar na interpretação do resultado foi usado no presente trabalho a metodologia de pesquisa dos dados públicos de forma exploratória e descritiva, dados estes disponíveis nos portais das entidades ligadas ao Governo de Minas Gerais e no portal da transparência do SESC. Identificou-se que dentro das estruturas internas enquanto controle social existe uma relação de hierarquia nas Caixas Escolas das comissões de fiscalização para a diretoria da Caixa Escolar e em tese no SESC já existe uma relação já mais equilibrada e independente dos membros do conselho de fiscalização em relação a administração do SESC. Observa-se que em relação a publicação e transparência de seus atos as Caixas Escolares precisam adotar melhores práticas tendo em vista que é limitado o acesso as prestações de conta e aos atos de gestão. O enfoque do trabalho é as Caixas Escolares e como resultado é possível identificar que a figura jurídica das Caixas Escolares que mantém os seus membros como voluntários faz com que fique prejudicado o controle social tanto interno quanto externo de suas prestações de conta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Controle Social | pt_BR |
dc.subject | Transparência | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Caixa Escolar | pt_BR |
dc.subject | SESC | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Publicidade e transparência como controle social: um comparativo entre as Caixas Escolares da rede Estadual de Minas Gerais e o SESC – Serviço Social do Comércio pertencente ao Sistema S | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
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TCC - Gestão Pública - 16-01-2024-1.pdf | 784.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
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