Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63494
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Impactos no cotidiano escolar gerados pela rotatividade de professores nas escolas estaduais de MG: um estudo de caso na circunscrição da SRE de Almenara |
Authors: | Mariléia Martins Tupy |
First Advisor: | Deise Luiza da Silva Ferraz |
First Referee: | Narrayra Granier Cunha |
Second Referee: | Érico Aurélio Abreu Cardozo |
Abstract: | Na organização pública, o fenômeno da mudança significa uma condição de sobrevivência, é um processo contínuo, a rotatividade de servidores nas escolas estaduais de Minas Gerais tornou muito frequente. Quase todas as instituições de ensino públicas mineiras têm alta rotatividade de professores, segundo dados do último Censo Escolar. As razões que afastam os educadores são diversas. É preciso considerar que a rotatividade, através de licenças e exoneração de professores traz custos significativos para o sistema de ensino, pois torna-se necessário substituí-los e assim replicar os custos com contratação e formação. A rotatividade também acarreta prejuízos para a construção de uma equipe coesa dentro das escolas, para a aprendizagem dos alunos, podendo gerar outras consequências negativas, tais como: capacitações de servidores, principalmente no administrativo e redução na qualidade dos serviços prestados. O levantamento dos dados foi realizado por meio de sistemas operacionais da SEE e SEPLAG, no período de 2021 a 20222, permitindo encontrar como oportunidade de pesquisa: a integração de métodos quantitativos e qualitativos. Conhecer os determinantes da rotatividade dos servidores públicos pode contribuir para que os gestores públicos atuem na redução desses prejuízos à organização. Ambiente de trabalho desgastante e violência também impulsionam o êxodo docente. |
Subject: | Administração Gestão Pública |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63494 |
Issue Date: | 28-Sep-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - UFMG - Mariléia.pdf | 669.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.