Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63494
Type: Monografia (especialização)
Title: Impactos no cotidiano escolar gerados pela rotatividade de professores nas escolas estaduais de MG: um estudo de caso na circunscrição da SRE de Almenara
Authors: Mariléia Martins Tupy
First Advisor: Deise Luiza da Silva Ferraz
First Referee: Narrayra Granier Cunha
Second Referee: Érico Aurélio Abreu Cardozo
Abstract: Na organização pública, o fenômeno da mudança significa uma condição de sobrevivência, é um processo contínuo, a rotatividade de servidores nas escolas estaduais de Minas Gerais tornou muito frequente. Quase todas as instituições de ensino públicas mineiras têm alta rotatividade de professores, segundo dados do último Censo Escolar. As razões que afastam os educadores são diversas. É preciso considerar que a rotatividade, através de licenças e exoneração de professores traz custos significativos para o sistema de ensino, pois torna-se necessário substituí-los e assim replicar os custos com contratação e formação. A rotatividade também acarreta prejuízos para a construção de uma equipe coesa dentro das escolas, para a aprendizagem dos alunos, podendo gerar outras consequências negativas, tais como: capacitações de servidores, principalmente no administrativo e redução na qualidade dos serviços prestados. O levantamento dos dados foi realizado por meio de sistemas operacionais da SEE e SEPLAG, no período de 2021 a 20222, permitindo encontrar como oportunidade de pesquisa: a integração de métodos quantitativos e qualitativos. Conhecer os determinantes da rotatividade dos servidores públicos pode contribuir para que os gestores públicos atuem na redução desses prejuízos à organização. Ambiente de trabalho desgastante e violência também impulsionam o êxodo docente.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63494
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - UFMG - Mariléia.pdf669.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.