Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63542
Type: Artigo de Periódico
Title: Para além dos números: a percepção dos docentes do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais acerca da ética profissional.
Other Titles: Beyond the numbers: the perception of the accounting course professors of a public university of Minas Gerais about professional ethics
Authors: Hudson Júnio Menezes de Andrade
Bruna Camargos Avelino
Débora Santos
Abstract: O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores e investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, esta pesquisa teve o foco na academia, espaço no qual os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram desta pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar .
Abstract: The study of ethicsis a relevant topic in professional conduct. In accounting, conduct guided by the exemption and transparency assists in providing reliable information for the decision-makingof managers, investors from the public and private spheres. Given the importance of the ethical stance in the accountant'sexe rcise, the present research focused ontheacademy, a space where Accounting professionals have theoretical, practical and also ethical training. In this context, the present study aimed to identify the ethical perception of the professors of a Higher Education Institution of Minas Gerais and how these educators work the thematic in the classroom with the students of graduation. The applied methodology was a descriptive and qualitative- quantitative research, carried out through a survey technique, through the application of questionnaires in September 2016. From the data collected, the professors of the Institution of Higher Education that participated in the present research defend that the discussion of the ethics in the academic environment is of substantia l relevance, but that does not need a specific discipline for its approach, being able to do it in a way Interdisciplinary approach.
Subject: Contabilidade
Ética profissional
Ética
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5380/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63542
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/57043/36032
metadata.dc.relation.ispartof: RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Para além dos números.pdf407.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.