Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63546
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498200084762279pt_BR
dc.contributor.referee1Aline Alves Arrudapt_BR
dc.contributor.referee2Henrique Rodrigues Leroypt_BR
dc.creatorEliéverton Cristiano dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4923411218398887pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T14:33:06Z-
dc.date.available2024-01-31T14:33:06Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63546-
dc.description.abstractThe present work focuses on how literary texts produced by black Brazilian authors are neglected when teaching Portuguese language and literature to students in elementary school. Moreover, this work analyses the presence and representations of black people in literature, the national literary canon, and literature education. The main objective refers to the proposition, from the literary work Poemas para ler com palmas, by Edimilson de Almeida Pereira, of paths for building teaching activities to develop literary and racial literacy in the Portuguese language classes of Primary Education. Thus, the research explores the potential that literary texts produced by black authors have of eliciting reflections that point to the construction of non-racist and antiracist educational practices without reducing the literary text to a mere thematic discussion, but encompassing all aspects of the text, including the aesthetic ones and, through the literary text, build didactic propositions aimed at structuring a process of literary and racial literacy. The reflections developed in this research aim to enable students, in Portuguese language and literature classes, to access diverse texts by different authors, especially black authors, and to positively resignify the presence and representation of blacks in literature. It is intended that teachers have materials to inspire them to build practices of literary literacy, understanding that literature must have a privileged space in the schooling of students and, at the same time, offer instruments for building non-racist and antiracist educational practices.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho focaliza a maneira como os textos literários produzidos por autores negros brasileiros são negligenciados no processo de ensino de Língua Portuguesa e Literatura na formação dos estudantes na educação básica. Além disso, analisa a presença e as representações dos negros na literatura, no cânone literário nacional e na escolarização da literatura. O objetivo principal refere-se à proposição, a partir da obra literária Poemas para ler com palmas, de Edimilson de Almeida Pereira, de caminhos para a construção de atividades didáticas para o desenvolvimento de um letramento literário e racial nas aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Desse modo, a pesquisa busca explorar o potencial que os textos literários produzidos por autores negros têm de suscitar reflexões que apontam para a construção de práticas pedagógicas não racista e antirracistas, sem reduzir o texto literário à discussão meramente temática, mas, contemplando todos os aspectos, inclusive estéticos do texto e, por intermédio do texto literário, construir proposições didáticas que visem à estruturação de um processo de letramento literário e racial. As reflexões desenvolvidas na pesquisa pretendem possibilitar que, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, estudantes tenham acesso a textos diversos, de diferentes autores, sobretudo de autores negros, e possam ressignificar positivamente a presença e as representações do negro na literatura. Aos professores, intenta-se que tenham um material que os inspire a construir práticas de letramento literário, com a compreensão de que a literatura deve ter lugar privilegiado na formação escolar dos estudantes e, ao mesmo tempo, tenham instrumentos para a construção de práticas pedagógicas não racistas e antirracistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLiteratura negra/afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherPereira, Edmilson de Almeida. – Poemas para ler com as mãos – Tesespt_BR
dc.subject.otherBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.titlePoemas para ler com palmas, de Edimilson de Almeida Pereira: uma proposta de letramento literário e racial nas aulas de língua portuguesa e literatura do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.