Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniel Francisco Bastos Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654772643235994pt_BR
dc.contributor.referee1Simone Evangelista Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee2Letícia Drummond Rezendept_BR
dc.creatorAna Tânia de Lana Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T17:33:31Z-
dc.date.available2024-01-31T17:33:31Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63559-
dc.description.abstractABSTRACT This work presents the following theme: School dropout in Youth and Adult Education: a comparative analysis in relation to the State of Minas Gerais and the city of Belo Horizonte. The specific objectives consist of identifying the factors that contribute to dropping out and/or dropping out of school, by identifying such factors, proposing alternatives that aim to contribute to the permanence of students in the school environment until the completion of studies. The method used to carry out this research was the bibliographic methodology with qualitative approach. Through this research, it was possible to identify possible causes that contribute to school dropout and dropout, among them the main reason is due to work, many EJA students need to work to help support their family and do not give up on school because they cannot juggle work with studies. In view of this, an Intervention Proposal was presented with possible suggestions to avoid and reduce failure, abandonment, and evasion in this type of teaching. Through this research it was possible to identify possible causes that contribute to dropout and school dropout. It is concluded that dropping out and dropping out of school are indeed great challenges for both education and society. It is the function of all those involved in the educational process to combat this phenomenon: the government must create effective public policies, educational institutions must rethink about the role of education in society, teachers should review their pedagogical practices, students and families should be aware of the importance of completing studies. Since education is necessary beyond the walls of the school, it should be thought for life.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz o seguinte tema: Evasão e abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos: uma análise comparativa em relação ao Estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar os índices e as principais causas do abandono e da evasão escolar na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, nas escolas públicas estaduais do Estado de Minas Gerais e na cidade de Belo Horizonte. Já os objetivos específicos consistiram em identificar os fatores que contribuem para a evasão e/ou o abandono escolar, ao identificar tais fatores, propor alternativas que visem contribuir para a permanência dos alunos no ambiente escolar até a conclusão dos estudos. O percurso metodológico utilizado para realizar esta pesquisa foi a metodologia documental com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa foi possível identificar possíveis causas que contribuem para o abandono e a evasão escolar, entre elas o principal motivo é devido ao trabalho, muitos alunos da EJA precisam trabalhar para ajudar no sustento da família e não desistem da escola porque não conseguem conciliar o trabalho com os estudos. Diante disso foi apresentada uma Proposta de Intervenção com possíveis sugestões para evitar e reduzir a reprovação, o abandono e a evasão nesta modalidade de ensino. Conclui -se que o abandono e a evasão escolar de fato são grandes desafios tanto para a educação quanto para a sociedade. É função de todos os envolvidos no processo educativo combater esse fenômeno: o governo deve criar políticas públicas efetivas, as instituições de ensino devem repensar sobre o papel da educação na sociedade, os professores devem rever suas práticas pedagógicas, os alunos e a família devem ter consciência sobre a importância da conclusão dos estudos visto que a educação se faz necessária além dos muros da escola, ela deve ser pensada para toda a vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleEvasão e abandono escolar na educação de jovens e adultos: uma análise comparativa em relação ao Estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeSchool dropout and dropout in youth and adult education: a comparative analysis in relation to the State of Minas Gerais and the city of Belo Horizonte. Horizon.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ANA TÂNIA DE LANA SILVA.pdf563.15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons