Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63560
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dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.creatorNatali Moreira de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T17:40:36Z-
dc.date.available2024-01-31T17:40:36Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63560-
dc.description.resumoalimentação escolar é uma refeição oferecida nas escolas públicas brasileiras aos alunos de todas as etapas da educação básica. Ela é uma ferramenta importante para garantir a segurança alimentar e nutricional das crianças e jovens, além de contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e físico. É oferecida por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com os Estados e Municípios. A alimentação deve ser priorizada em conjunto à atuação do nutricionista, pois este é o profissional responsável por orientar o consumo de alimentos que sejam benéficos para a saúde e não interfiram na qualidade de vida das pessoas. Em ambiente escolar, a presença desse profissional é de suma importância como forma de garantir o equilíbrio nos cardápios produzidos nas escolas. Assim, a alimentação escolar é um componente importante de bem-estar das crianças e jovens e pode inclusive reverberar na capacidade de raciocínio dos estudantes na medida em que se alimentar bem promove qualidade de vida e aumenta o desempenho nas mais diversas atividades diárias, dentre elas o estudo e o trabalho. O objetivo desse trabalho é discutir o papel do profissional de nutrição nas escolas e a manutenção da saúde através de consumo de alimentos saudáveis com a consequente redução de doenças relacionadas à obesidade e à desnutrição. Para tanto, se faz necessário analisar de que forma o PNAE impacta a atuação dos profissionais de nutrição enquanto política pública que tem por finalidade a entrega de um cardápio variado e equilibrado aos estudantes. Justifica-se a relevância desse trabalho por se situar em duas áreas imprescindíveis à sociedade: educação e saúde. A metodologia empregada foi de natureza bibliográfica, uma das mais tradicionais formas de pesquisa utilizadas no meio científico. Por meio da prévia definição de descritores, e do lapso temporal de busca dos trabalhos a serem utilizados como bases para a pesquisa foram selecionados diversos autores e documentos que contribuíram sistematicamente para a construção deste trabalho, visando desse modo responder à seguinte indagação “De que forma a alimentação impacta na saúde e na qualidade de vida dos estudantes? Qual a responsabilidade do nutricionista no processo alimentar dos estudantes?”. Da análise aqui realizada foi possível observar dois elementos que necessitam de maior atenção quando se discute alimentação escolar: a ausência de alimentação e a inadequação alimentar, ambos os problemas resultando em questões de saúde pública e destacando a necessidade de uma atuação ativa e orientada de toda a comunidade educacional, por conseguinte, o nutricionista desempenha um papel essencial e central no contexto da alimentação escolar, na promoção de uma alimentação saudável e na prevenção de problemas relacionados à ausência ou inadequação alimentar na comunidade escolar, contribuindo significativamente para a saúde e o desenvolvimento adequado das crianças e adolescentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleO nutricionista nas escolas: uma atuação direcionada à alimentação saudável e equilibradapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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