Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63563
Type: Monografia (especialização)
Title: A educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores desta modalidade de ensino em nível nacional e estadual
Authors: Amanda Mariana Almeida Ramos
First Advisor: Daniel Francisco Bastos Monteiro
Abstract: O presente estudo é resultado de nossas pesquisas na área de aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos. A temática foi baseada nesse público, de modo que apresentamos possibilidades que a Educação de Jovens e Adultos pode proporcionar ao enfrentamento da exclusão social. Os estudos sobre a relação entre a EJA e a exclusão, direcionando uma reflexão acerca dessa modalidade de ensino junto ao cenário brasileiro, observando as políticas públicas voltadas para essa área. O presente estudo tem como objetivo uma análise do histórico de indicadores relacionados aos modelos de ensino na educação de jovens e adultos em Minas Gerais e no Brasil. Realizamos uma revisão documental sobre os temas “Educação de Jovens e Adultos” e/ou “Estatísticas da EJA” e/ou “Dados da Educação Brasil” para entender qual o impacto que esses dados tiveram ao longo dos últimos anos. Vamos descobrir como a política educacional se reflete realmente nos números. A pesquisa documental fornece uma base teórica para a divulgação e discussão dos dados primários descobertos. Os dados publicados pelo IBGE e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) foram examinados no site de cada órgão, analisando cronogramas, portarias, tabelas e resumos de dados, além de comunicados de imprensa e outras notícias veiculadas nessas páginas governamentais. Há uma discussão que demonstra alguns fatores que são determinantes para o sucesso ou o fracasso escolar sejam eles sociais e políticos. Ainda, apresenta reflexões sobre a importância da educação na formação social do indivíduo como cidadão atuante e crítico dos acontecimentos sociais, históricos e políticos. Destaca, ainda, alguns fatores que impactam na permanência e na evasão dos alunos na EJA, tendo como referência a questão das políticas públicas de educação no país, o alto índice de analfabetismo e a importância da participação de educadores diante do grande desafio que é o ensino de jovens e adultos trabalhadores. Assim, a modalidade serve como fundamento educacional muito importante para o contexto social, inserindo as pessoas na sociedade de forma ampla, pois representa uma fonte de inclusão para tais pessoas ao reconstruir oportunidades, levando em conta os diversos fatores na sociedade que os levaram a abandonar seus estudos, mas fazendo-os retornar à escola. As técnicas e análises de dados utilizadas neste trabalho foram interpretativas e tiveram como objetivo organizar e resumir os dados de forma que forneçam respostas às questões propostas para o estudo. A referida pesquisa propõe refletir que a EJA apresenta características, problemas e métodos únicos que podem não apenas ser visibilizados, mas também estimular práticas educativas e estratégias de gestão em todo o sistema educacional.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63563
Issue Date: 28-Oct-2023
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