Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63570
Type: Monografia (especialização)
Title: Déficit no setor educacional em um município de Minas Gerais após a pandemia de COVID 19
Authors: Analice de Aquino Gonçalves
First Advisor: Daniel Francisco Bastos Monteiro
First Referee: Narrayra Granier Cunha
Second Referee: Érico Aurélio Abreu Cardozo
Abstract: Esse trabalho expõe os impactos da pandemia de COVID 19 no que tange a educação dos alunos da educação básica e as atividades de capacitação que poderão ser desenvolvidas junto ao setor educacional em um município no interior de minas gerais. Através de uma abordagem qualitativa é possível explanar sobre as atividades de capacitação que podem ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazo com os professores da rede estadual de ensino, além dos incentivos aos alunos para fomentar um trabalho de qualidade e excelência verificável. O objetivo é demonstrar o impacto da pandemia de Covid 19 no contexto educacional, suas problematizações, efeitos da evasão escolar, proficiência e aprendizagem em torno dos alunos da rede estadual de ensino. Para colaborar com esse tema, o presente trabalho teve por objetivo analisar os indicadores públicos dispostos no site do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), plataforma online do Ministério do Trabalho e as legislações pertinentes ao setor educacional, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394,de 20.12.1996), o Plano decenal Nacional de Educação (Lei 13.005, de 25 de junho de 2014), Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), além do Currículo Referência de Minas Gerais (2023) que vincula vários eixos estruturadores a prática diária em sala de aula. Metodologicamente, a parte empírica consistiu em uma abordagem qualitativa, onde será possível a formulação de novos questionamentos a estruturação, capacitação e treinamento dos servidores de carreira do estado de minas gerais propondo melhorias aos procedimentos diário se com relevantes contribuições a comunidade escolar. Na pandemia o distanciamento social desencadeou além da suspensão das aulas em diferentes níveis e modalidades, um déficit expressivo nos níveis de proficiência, taxas de abandono, acesso, fluxo, qualidade e gestão de processos. A análise dos artigos citados ao longo deste escopo realça a crise acarretada pela pandemia possibilitou uma oportunidade para professores desenvolverem recursos pedagógico sem plataformas virtuais para planejar e desenvolver aulas remotas e que para tanto, é necessário investir ainda mais no funcionalismo para elevar a qualidade de ensino cotidianamente. Adiante, os resultados da pesquisa indicam que foram várias às barreiras e dificuldades encontradas no pós pandemia especialmente os problemas relacionados aos aspectos tecnológicos, à gestão de riscos, à cultura organizacional e à capacitação técnica dos servidores. Para a manutenção da modalidade presencial de forma eficiente, conforme exposto na proposta de intervenção disposta antes das considerações finais, faz-se necessária uma busca constante de aprimoramento dos servidores de carreira na rede estadual de ensino de um município do interior do estado de Minas Gerais para garantir as condições de qualidade do ensino e não precarização do trabalho docente.
Abstract: This work exposes the impacts of the COVID 19 pandemic regarding the education of basic education students and the training activities that can be developed within the educational sectorin a municipality in the interior of Minas Gerais. Through a qualitative approach, it is possibleto explain the training activities that can be developed in the short, medium and long term withteachers from the state education network, in addition to incentives for students to encourage quality work and verifiable excellence. The objective is to demonstrate the impact of the Covid19 pandemic in the educational context, its problematizations, effects of school dropout, proficiency and learning around students in the state education network. To collaborate with this theme, the present work aimed to analyze the public indicators displayed on the Minas Gerais Social Responsibility Index (IMRS) website, the Ministry of Labor's online platform, and legislation pertinent to the educational sector, such as: Law of Guidelines and Bases of Education (Law 9,394, of 12/20/1996), the National Ten-Year Education Plan (Law 13,005, ofJune 25, 2014), National Common Curricular Base (BNCC/2017), in addition to the Minas Gerais Reference Curriculum (2023 ) that links several structuring axes to daily classroom practice. Methodologically, the empirical part consisted of a qualitative approach, where it willbe possible to formulate new questions regarding the structuring, qualification and training of career civil servants in the state of Minas Gerais, proposing improvements to daily procedures and with relevant contributions to the school community. During the pandemic, social distancing triggered, in addition to the suspension of classes at different levels and modalities,a significant deficit in proficiency levels, dropout rates, access, flow, quality and process management. The analysis of the articles cited throughout this scope highlights the crisis causedby the pandemic, which provided an opportunity for teachers to develop pedagogical resourceson virtual platforms to plan and develop remote classes and that, to this end, it is necessary to invest even more in civil service to increase the quality of teaching. daily. Further, the researchresults indicate that there were several barriers and difficulties encountered in the post- pandemic period, especially problems related to technological aspects, risk management, organizational culture and the technical training of employees. To maintain the face-to-face modality efficiently, as set out in the intervention proposal set out before the final considerations, it is necessary to constantly seek to improve career servers in the state educationnetwork of a municipality in the interior of the state of Minas Gerais to guarantee quality teaching conditions and not make teaching work precarious.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63570
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

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