Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63706
Type: Dissertação
Title: Jovens trabalhadores: estudo sobre as repercussões do trabalho na trajetória de vida de jovens egressos da Cruz Vermelha Brasileira em parceria com a UFMG
Authors: Jaqueline Silvério Alves
First Advisor: Inajara de Salles Viana Neves
First Referee: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Second Referee: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Abstract: Esta pesquisa traz uma proposta que se insere no campo do Trabalho e Educação, de modo específico, visa a compreensão das repercussões do trabalho na trajetória de vida de seis jovens egressos da experiência de trabalho na Instituição Cruz Vermelha Brasileira de Minas Gerais (CVB-MG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir do diálogo com autores/as da sociologia da juventude, do trabalho e sociologia da educação, no caminho teórico-metodológico foi destacado as experiências singulares e como o indivíduo atribuiu sentido a sua trajetória. A pesquisa com narrativas também foi um pilar representativo, sobretudo, por valorizar o relato como um meio de investigação e como forma de produção de conhecimento. Através deste estudo, buscou-se maior compreensão da relação entre a juventude, trabalho e educação, pensando, também, nos possíveis sentidos do trabalho dentro de uma universidade. O problema da pesquisa visa responder à seguinte indagação - Qual o impacto da experiência de trabalho, na CVB-MG/UFMG, sobre a trajetória de vida dos jovens? Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, a partir de um breve roteiro norteador e registradas por meio de gravador digital de áudio, que foram transcritas, integralmente e, analisadas em um momento posterior. Dentre os apontamentos do estudo, evidenciamos que a categoria “Juventudes” é diversa, bem como os sujeitos que a compõem. Traz elementos que nos permitem refletir sobre o lugar que o trabalho ocupa na formação dos jovens pobres. Pelas informações obtidas e por meio da interpretação das narrativas, é crível afirmar que, a partir das relações que os jovens estabeleciam nessa experiência de trabalho, tinham acesso a diferentes referências e uma gama de informações que possibilitavam construir múltiplas formas de ver e viver o cotidiano. Podendo ser entendido como um processo de formação para além dos centros de educação, todavia, no ambiente de trabalho, a possibilidade de enriquecimento das experiências e a elaboração da condição juvenil, não era apresentada plenamente à todos, o que pode ter repercutido em diferentes trajetórias de vida desses jovens.
Abstract: This research brings a proposal that falls within the field of Work and Education, specifically, it aims to understand the repercussions of work on the life trajectory of six young people who have completed their work experience at the Brazilian Red Cross Institution of Minas Gerais (CVB-MG ) in partnership with the Federal University of Minas Gerais (UFMG). From the dialogue with authors from the sociology of youth, work and sociology of education, in the theoretical-methodological path, singular experiences and how the individual attributed meaning to their trajectory were highlighted. Research with narratives was also a representative pillar, above all, for valuing the report as a means of investigation and as a form of knowledge production. Through this study, we sought a greater understanding of the relationship between youth, work and education, also thinking about the possible meanings of work within a university. The research problem aims to answer the following question - What is the impact of work experience at CVB-MG/UFMG on the life trajectory of young people? Data were collected through narrative interviews, based on a brief guiding script and recorded using a digital audio recorder, which were transcribed in full and analyzed at a later time. Among the study's notes, we highlighted that the “Youth” category is diverse, as are the subjects that make up it. It brings elements that allow us to reflect on the place that work occupies in the education of poor young people. Based on the information obtained and through the interpretation of the narratives, it is credible to state that, based on the relationships that young people established in this work experience, they had access to different references and a range of information that made it possible to construct multiple ways of seeing and living everyday life. . Although it can be understood as a training process beyond education centers, however, in the work environment, the possibility of enriching experiences and developing the youth condition was not fully presented to everyone, which may have had repercussions on different life trajectories of these young people.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63706
Issue Date: 1-Dec-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons