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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Publicidade e racismo: a educação como meio combativo às propagandas racistas
Autor(es): Adeilda do Nascimento Oliveira
primer Tutor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
primer miembro del tribunal : Danieli Silva Chagas
Segundo miembro del tribunal: José Eustáquio de Brito
Resumen: O presente trabalho se propõe a evidenciar a relação entre o racismo e alguns anúncios publicitários, que perpassam pelo meio jornalístico, a partir das imagens veiculadas, como também da própria linguagem utilizada. Não pretende esgotar a temática e nem se fazer inédito e sim, agregar à discussão já existente, trazendo alguns conceitos pertinentes, como: Racismo Estrutural, por meio da obra do advogado, professor universitário e atual ministro dos Direitos Humanos e Cidadania no Brasil, Silvio Luiz de Almeida – O que é Racismo Estrutural? (2018) e Racismo Linguístico, por intermédio do livro do autor Gabriel Nascimento dos Santos - Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo (2019), apontando como a mídia reflete imaginários sociais do cotidiano que são anteriores a ela e de como o que é veiculado ultrapassa as telas, em uma constante recíproca. Demonstrando, historicamente, como a pessoa preta é incluída (quando é) nas propagandas televisivas, a persistência da imagem estereotipada e estigmatizada, a partir de alguns exemplos nacionalmente apresentados. Testemunhando como é realizada a construção e relação da – imagem – racismo, com intervenção das teorias do escritor Patrick Charaudeau, com o seu texto Discurso das Mídias (2010). Além de notar, criticar e refletir acerca da impunidade em relação a tais propagandas, à ótica da Lei n. 7.716/1989, que criminaliza o racismo e prevê punição, bem como a permanência de comerciais com teor racista, em tempos hodiernos. Com base nos fatos supracitados, o texto, em sua reta final, explora as maneiras de como a escola pode e deve ser uma ferramenta ativa, se fazer antirracista. As atividades e práticas devem estar alicerçadas e respaldadas no apoio da Lei n. 10.639\2003, que garante o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, o que inclui, certamente, tratar dos conteúdos abordados acima. Dessa forma, humanizar o ambiente e o relacionamento escolar e tudo o que o envolve, por extensão, porque a escola e as\os educadoras\es têm papel fundamental em qualquer tipo de mudança epistemológica, aliás, é justamente pela Educação e todas\os àquelas\es que estão relacionadas\os que a transformação precisa começar!
Abstract: This work proposes to highlight the relationship between racism and some advertisements, which permeate the journalistic environment, from the images conveyed, as well as the language used. It does not intend to exhaust the theme nor to make it unprecedented, but to add to the existing discussion, bringing some pertinent concepts, such as: Structural Racism, through the work of the lawyer, university professor and current Minister of Human Rights and Citizenship in Brazil, Silvio Luiz de Almeida – What is Structural Racism? (2018) and Linguistic Racism, through the book by author Gabriel Nascimento dos Santos - Linguistic Racism: the undergrounds of language and racism (2019) pointing out how the media reflects everyday social imaginaries that precede it and how what is conveyed goes beyond the screens, in a perverse reciprocal relationship. Demonstrating, historically, how the black person is included (when it is) in television discourses, the persistence of the stereotyped and stigmatized image, based on some nationally presented examples. Witnessing how the construction and relationship of – image – racism is carried out, with the intervention of the theories of the writer Patrick Charaudeau, with his text Discurso das Mídias (2010). In addition to noting, criticizing and reflecting on impunity in relation to such advertisements, from the perspective of Law n. 7,716/1989, which criminalizes racism and provides for punishment, as well as the permanence of commercials with racist content, in modern times. Based on the aforementioned facts, the text, in its final stretch, explores the ways in which the school can and should be an active tool, becoming anti-racist. The activities and practices must be grounded and supported by the support of Law n. 10.639\2003, which guarantees the teaching of Afro-Brazilian History and Culture, which certainly includes dealing with the contents discussed above. In this way, to humanize the environment and the school relationship and everything that involves it, by extension, because the school and\the educators\es have a fundamental role in any type of epistemological change, in fact, it is precisely for Education and all\os to those that are related that the transformation needs to begin!
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63740
Fecha del documento: 13-sep-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

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