Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63745
Type: Tese
Title: O processo de projeto contemporâneo: análise sobre estratégias projetuais
Other Titles: The contemporary design process: analysis of design strategies
Authors: Sibelle Meyer Lana
First Advisor: Celina Borges Lemos
First Referee: Roberto Eustaáquio dos Santos
Second Referee: Vanessa Borges Brasileiro
Third Referee: Patrícia Thomé Junqueira Schettino
metadata.dc.contributor.referee4: Samy Lansky
Abstract: A criatividade tem sido tema de discussões tanto no ensino de arquitetura quanto no exercício profissional. A literatura considera a criatividade uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas não ensinada. Neste contexto, observam-se diferentes caminhos em relação aos procedimentos utilizados por profissionais contemporâneos, muitas vezes, contraditórios, acompanhados por inquietações. Tradicionalmente, considera-se o projeto de arquitetura e urbanismo uma ação resolutiva, uma resposta a um problema ou a uma demanda apresentadas que resultam em algumas alternativas de desenho. O projeto transcende à representação, ao desenho e à técnica. Ele exprime a elaboração de um pensamento, ou seja, configura-se em um processo de projeto. Devido à ausência de uma alternativa única, nesta tese, investiga-se o diferencial entre as possíveis soluções neste processo. A pesquisa visa a compreender a relação entre as estratégias projetuais utilizadas e a construção da tectônica. Trabalha-se com a hipótese de que o diálogo entre técnica e criatividade ocorra por intermédio do domínio do sistema construtivo. Acredita-se que a vivência do espaço e a autoridade construtiva ampliam o vocabulário, o repertório e, consequentemente, potencializam a capacidade criativa dentro do processo. Com o objetivo de mapear os elementos processuais recorrentes na construção da tectônica, metodologicamente, propõe-se a análise dos projetos e processos adotados por alguns profissionais contemporâneos. O estudo destaca os elementos gráficos, textuais e verbais, além de alguns detalhes intrínsecos à arquitetura. Estudam-se os processos utilizados pelos profissionais selecionados e as obras, através da identificação da correlação entre a análise feita das premissas do projeto - inserção urbana, programa, sistema construtivo - e a tectônica, como forma de geração de conhecimento.
Abstract: Creativity has been a topic of discussion, both in architecture education and in professional practice. Literature considers creativity a skill that can be developed, but not taught. In this context, different paths have been observed in relation to the procedures used by contemporary professionals, which are often contradictory, accompanied by worries. Traditionally, the architecture and urbanism project is considered a resolutive action, a response to a problem or demand presented, which results in some design alternatives. The project transcends representation, design and technique. It expresses the development of a thought, which means, it is configured in a project process. Due to the absence of a single alternative, the differential between the possible solutions in this process is investigated in this thesis. The research aims at understanding the relationship between the design strategies used, and the construction of tectonics. We work with the hypothesis that the dialogue between technique and creativity occurs through the domain of the construction system. It is believed that the experience of space and constructive authority expand vocabulary, repertoire and, consequently, enhance creative capacity within the process. In order to map the recurrent procedural elements in the construction of tectonics, the analysis of the design and its processes, adopted by some contemporary professionals, is proposed as a methodology. The study highlights the graphic, textual and verbal elements, in addition to some details intrinsic to the architecture. The processes used by the selected professionals and the works are studied, through the identification of the correlation between the analysis made of the project premises - urban insertion, program and construction system - and the tectonics, as a form of generating knowledge.
Subject: Projeto arquitetônico
Projetos e criatividade
Pensamento criativo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63745
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROCESSO DE PROJETO CONTEMPORÂNEO - análise sobre estratégias projetuais.pdf20.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons