Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63751
Type: Tese
Title: Implementação, avaliação, manutenção e reestruturação do serviço de referência das bibliotecas universitárias brasileiras à luz das diretrizes da American Library Association
Other Titles: Implementation, evaluation, maintenance and restructuring of the reference service of Brazilian university libraries in light of the guidelines of the American Library Association
Authors: Jorge Santa Anna
First Advisor: Célia da Consolação Dias
First Co-advisor: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
First Referee: Dalgiza Andrade Oliveira
Second Referee: Edivanio Duarte de Souza
Third Referee: Marilia de Abreu Martins de Paiva
metadata.dc.contributor.referee4: Marina Nogueira Ferraz
Abstract: O Serviço de Referência em bibliotecas universitárias constitui o foco principal desta tese e o ambiente de investigação são as bibliotecas universitárias brasileiras. A necessidade de constante melhoria e aprimoramento desse serviço problematiza para a identificação se ele está em conformidade com as diretrizes propostas pela American Library Association. O objetivo da pesquisa é correlacionar as ações de gestão no que se refere à implementação, avaliação, manutenção e reestruturação do Serviço de Referência das bibliotecas universitárias brasileiras à luz das diretrizes da American Library Association. O estudo reflete sobre o desenvolvimento e os conceitos do Serviço de Referência nas bibliotecas universitárias; descreve os elementos que caracterizam esse serviço do ponto de vista da sua implementação, avaliação, manutenção e reestruturação; explora o papel das cinco leis de Ranganathan como princípio norteador para o acesso às informações nas bibliotecas e a implementação do Serviço de Referência; realiza um diagnóstico do Serviço de Referência das bibliotecas mencionadas; e identifica os desafios enfrentados na gestão desse serviço e os avanços alcançados por meio das ações implementadas. O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com aplicação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cuja amostra correspondeu a 109 bibliotecas universitárias do Brasil (federais e estaduais). Como instrumentos de coleta de dados, aplicaram-se o formulário e o questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, e, para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo. A partir dos resultados, evidenciou-se que a escassez de recursos humanos (número insuficiente de membros para compor a equipe de referência) e a falta de integração entre a equipe e os setores da instituição constituem os desafios recorrentes. Já a execução de treinamentos/capacitações, o uso dos recursos digitais (sobretudo das redes sociais) e a realização de ações culturais para estimular o uso do serviço foram considerados como os principais avanços. Observou-se que a maioria dos desafios está relacionada, sobremaneira, ao fator humano, ou seja, aos recursos humanos, que são essenciais para formação de equipe treinada para atuar no Serviço de Referência. O atendimento à pesquisa constitui um componente básico do serviço e em cojunto com o treinamento e as ações culturais reforçam a sua característica educativa, sendo esses elementos beneficiados com o uso de diferentes tecnologias, que buscarão aumentar a sintonia entre biblioteca e seus públicos. Para garantir a ampliação do Serviço de Referência, foi destacada a importância de aproveitar os recursos tecnológicos, que são necessários para criação dos canais de comunicação em seus vários formatos, sejam eles síncronos (telefone, chat, webconferências, dentre outros) quanto assíncronos (e-mail, redes sociais, formulário web, dentre outros). Concluiu-se que o Serviço de Referência caracteriza-se como heterogêneo entre uma instituição e outra e há esforços para ampliar e melhorar continuamente a oferta do serviço prestado aos usuários, sendo apontadas 20 recomendações para fortalecer o serviço. A indicação é que a equipe seja distribuída em três frentes de trabalho, tendo em vista a diversificação de atividades que permeia esse serviço, a saber: atendimento à pesquisa, treinamentos e promoção do serviço.
Abstract: The Reference Service in university libraries constitutes the main focus of this thesis and the research environment is Brazilian university libraries. The need for constant improvement and improvement of this service poses problems in identifying whether it complies with the guidelines proposed by the American Library Association. The objective of the research is to correlate management actions regarding the implementation, evaluation, maintenance and restructuring of the Reference Service of Brazilian university libraries in light of the guidelines of the American Library Association. The study reflects on the development and concepts of the Reference Service in university libraries; describes the elements that characterize this service from the point of view of its implementation, evaluation, maintenance and restructuring; explores the role of Ranganathan's five laws as a guiding principle for access to information in libraries and the implementation of the Reference Service; carries out a diagnosis of the Reference Service of the mentioned libraries; and identifies the challenges faced in managing this service and the advances achieved through the actions implemented. The study is characterized as descriptive and exploratory, with the application of bibliographic, documentary and field research, whose sample corresponded to 109 university libraries in Brazil (federal and state). As data collection instruments, the form and structured questionnaire were applied, with open and closed questions, and, for data analysis, content analysis was used. From the results, it became clear that the scarcity of human resources (insufficient number of members to make up the reference team) and the lack of integration between the team and the institution's sectors constitute recurring challenges. The implementation of training/qualification, the use of digital resources (especially social networks) and the carrying out of cultural actions to encourage the use of the service were considered the main advances. It was observed that most of the challenges are largely related to the human factor, that is, human resources, which are essential for forming a trained team to work in the Reference Service. Research assistance constitutes a basic component of the service and, together with training and cultural actions, reinforce its educational characteristic, with these elements benefiting from the use of different technologies, which will seek to increase harmony between the library and its audiences. To ensure the expansion of the Reference Service, the importance of taking advantage of technological resources was highlighted, which are necessary to create communication channels in their various formats, whether synchronous (telephone, chat, web conferences, among others) or asynchronous (and -email, social networks, web form, among others). It was concluded that the Reference Service is characterized as heterogeneous between one institution and another and there are efforts to expand and continually improve the service offered to users, with 20 recommendations being made to strengthen the service. The recommendation is that the team be distributed across three work fronts, with a view to the diversification of activities that permeate this service, namely: research support, training and promotion of the service.
Subject: Ciência da informação
Bibliotecas universitárias - serviço de referência
Serviços de informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63751
Issue Date: 14-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - Jorge Santa Anna.pdf4.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.