Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63752
Tipo: Tese
Título: O potencial do uso de vídeos na comunicação científica: reflexões sobre a utilização de vídeos de apresentação de resultados de pesquisa em universidades
Autor(es): Rafael Gonçalves Dias
Primeiro Orientador: Célia da Consolação Dias
Primeiro membro da banca : Cíntia de Azevedo Lourenço
Segundo membro da banca: Dalgiza Andrade Oliveira
Terceiro membro da banca: Marcos Aurélio Gomes
Quarto membro da banca: Marcos de Souza
Quinto membro da banca: Izabel Antonina de Araújo
Webert Junio Araujo
Resumo: A comunicação científica é uma atividade essencial para a evolução da ciência e tem enfrentado mudanças e desafios para melhorar, principalmente com a iniciativa da Ciência Aberta, que busca ampliar o acesso ao conhecimento científico. Além disso, o aumento do acesso e produção de informações em formato de vídeo digital tem sido considerado uma forma potencialmente útil de comunicar ciência. No entanto, há poucas evidências sobre a utilidade e a melhor forma de disponibilização de vídeos com conteúdo científico, especialmente aqueles que apresentam resultados de pesquisas científicas, como em defesas de teses e dissertações e em eventos científicos. Diante do quadro, é possível considerar como consequência um baixo atendimento de uma demanda em potencial. A partir desse cenário, propõe-se apresentar como vídeos digitais com apresentação de resultados de pesquisas científicas podem ser úteis para estudantes e pesquisadores e contribuir de forma sistemática na comunicação e divulgação científica. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, com abordagem indutiva e com procedimentos quanti-qualitativos de obtenção e análise de dados. Foi realizado um estudo de usuário por meio de questionário fechado e online com grupos de amostra da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seguida foi realizada pesquisa documental em canais de vídeos no Youtube para obtenção de dados e amostras de vídeos para realização testes de organização de vídeos na plataforma Dspace com padrão de metadados Dublin Core. Os dados obtidos indicam que existe um nível considerável de percepção de demanda e utilidade de vídeos com apresentação de resultado de pesquisas científicas por partes de estudantes de nível graduação e pós-graduação da UFMG e que existe viabilidade técnica para organização e disponibilização de vídeos, principalmente de defesas de teses e dissertações com padrão de metadados Dublin Core na plataforma Dspace utilizada para repositórios institucionais. Este estudo traz uma contribuição relevante para a área da comunicação científica e para o movimento da Ciência Aberta, ao analisar a utilidade e demanda dos vídeos como ferramenta eficaz na transmissão do conhecimento científico. Além disso, destaca a importância de tornar as informações científicas mais acessíveis, promovendo a democratização do conhecimento e orientando estratégias de divulgação científica. Assim, essa pesquisa auxilia na construção de uma conexão entre a academia e a sociedade, fortalecendo a confiança e o envolvimento com a ciência.
Abstract: Scientific communication is an essential activity for the advancement of science and has faced changes and challenges for improvement, particularly with the Open Science initiative, which aims to expand access to scientific knowledge. Additionally, the increased access to and production of digital video content has been considered a potentially useful way to communicate science. However, there is limited evidence on the usefulness and best methods for making scientific videos available, especially those presenting research results, such as in thesis defenses and scientific events. Consequently, there may be a lack of meeting potential demand. In light of this situation, this study proposes to demonstrate how digital videos presenting research results can be useful for students and researchers and systematically contribute to scientific communication and dissemination. This exploratory study employed an inductive approach and used quantitative and qualitative procedures for data collection and analysis. A user study was conducted using a closed online questionnaire with sample groups from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Subsequently, documentary research was conducted on Youtube video channels to obtain data and video samples for testing video organization on the DSpace platform using the Dublin Core metadata standard. The obtained data indicate a considerable perception of demand and usefulness for videos presenting research results among undergraduate and graduate students at UFMG. Furthermore, there is technical feasibility for organizing and making videos available, especially thesis and dissertation defenses, using the Dublin Core metadata standard on the DSpace platform used for institutional repositories. This study provides a significant contribution to the field of scientific communication and the Open Science movement by analyzing the usefulness and demand for videos as an effective tool for transmitting scientific knowledge. It also highlights the importance of making scientific information more accessible, promoting the democratization of knowledge, and guiding strategies for scientific dissemination. Thus, this research helps build a connection between academia and society, strengthening trust and engagement with science.
Assunto: Ciência da informação
Comunicação na ciência
Divulgação científica
Organização da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63752
Data do documento: 13-Set-2023
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