Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63807
Type: Dissertação
Title: As condições do trabalho docente durante a pandemia no estado de Minas Gerais
Authors: Henrique Oliveira Rachid Cançado
First Advisor: Dalila Andrade Oliveira
First Referee: Álvaro Luiz Moreira Hypolito
Second Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Third Referee: Tiago Antônio da Silva Jorge
Abstract: A dissertação busca compreender o impacto da pandemia na Educação Básica, especificamente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE/MG). Para isso buscou conhecer aspectos que dão a dimensão do alcance dessa Rede: estatísticas descritivas gerais da Educação Básica no Brasil, com dados sobre matrículas, professores (as) e unidades educacionais do país, do estado de Minas Gerais e da REE/MG; e um levantamento da legislação federal e estadual concernente à educação. Partindo da constatação de que o cenário pandêmico obrigou os atores escolares a se adaptarem nos seus domicílios, de modo remoto, devido à exigência sanitária do período, a pesquisa procurou conhecer como o trabalho docente se realizou nessas condições. Com a pandemia, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), tornou-se a forma predominante da realização de aulas virtuais. Buscando firmar uma compreensão mais ampla sobre as condições do trabalho docente, a presente dissertação buscou na teoria sociológica da ação pública fundamentos para suas análises, optando por duas abordagens: a) uma linha, cuja natureza reflexiva contém preceitos dos estudos da Administração Pública; englobando as pesquisas sobre as políticas públicas educacionais; b) e uma orientação de escrita, que conduziu ao pensamento à Sociologia Política da ação pública. Para as análises foi utilizado o pentágono das políticas públicas, sugerido por Lascoumes e Le Galès (2007; 2012). Observou-se em primeiro lugar, a ponta das instituições onde está a política institucionalizada do Regime de atividades não presenciais (REANP), instituído pela Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A análise ainda se concentrou nos dados relativos a Minas Gerais da pesquisa realizada pelo GESTRADO/UFMG em parceria com a CNTE. Nas conclusões, verificou-se a partir da percepção dos docentes da REE/MG que houve um aumento na carga de trabalho com relação às atividades presenciais, além de uma falta de escuta à opinião desses trabalhadores sobre aquele momento da pandemia e as condições do ensino remoto e digital. Os dados achados, em acordo com a teoria da ação pública e as pontas do pentágono, indicam a importância de escutar as percepções dos (as) professores (as) nas decisões políticas e educacionais. Infelizmente, a SEE/MG não deu a devida importância a esse aspecto na promoção do REANP, aspecto constantemente negligenciado ou menorizado pelo poder público como demonstrado na literatura sobre o trabalho docente e suas circunstâncias.
Abstract: This dissertation aims to comprehend the impact of the pandemic on Basic Education, specifically in the State Education Network of Minas Gerais (REE/MG). To achieve this, it sought to explore aspects that provide an overview of its scope: general descriptive statistics of Basic Education in Brazil, including data on enrollments, teachers, and educational units across the country, the state of Minas Gerais, and REE/MG; as well, we verify some insight into federal and state legislation regarding national and state-level education. Then, it was observed how the Covid-19's situation affected members of the school community: the pandemic scenario compelled educational stakeholders to adapt to remote work from their homes because of sanitary requirements. The text investigates how teaching work unfolded under these conditions. These conditions made Remote Learning (RL) by Digital Information and Communication Technologies (ICTs) tools, the way to conduct virtual classes. In order to establish a broader understanding of the conditions of teaching work, this dissertation drew upon the sociological theory of public action as a foundation for its analysis, adopting two approaches: a) one line that follows principles from Public Administration studies, which contain reflective elements related to educational public policies; and b) the other leads the study until get the Political Sociology of public action. We use the policy pentagon suggested by Lascoumes and Le Galès (2007; 2012). First, at one of the corners of the pentagon, there was an institutional level, where we can find the institutionalized policy of the Non-Presential Activity Regime (REANP), established by the Minas Gerais Department of Education (SEE/MG). Another point: the analysis concentrated on data specific to Minas Gerais from the research conducted by GESTRADO/UFMG with CNTE. Our conclusions finds that teachers from REE/MG have had an increase in workload compared to in-person activities, indicating that the conditions of teaching work may have deteriorated during RL, also perpetuating educational inequalities. The data found also indicate the importance of listening to the perceptions of teachers in political and educational decisions. Unfortunately, the SEE/MG did not give due importance to this aspect in promoting the REANP, an aspect consistently neglected or downplayed by the public authorities like a lot of studies in this camp worried about teaching work conditions showed to us.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63807
Issue Date: 30-Oct-2023
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