Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63809
Type: Monografia (especialização)
Title: Lei 11.645 e os benefícios de uma educação étnico-racialmente consciente
Other Titles: Law 11.645 and the benefits of an ethno-racially conscious education
Authors: Amanda Ribeiro Peres
First Advisor: Marcelo Chiaretto
Abstract: O presente trabalho consiste na análise de projeto literário desenvolvido nas aulas de língua portuguesa com alunos do ensino fundamental, de forma interdisciplinar, cujo objetivo foi refletir a respeito das relações raciais, bem como agregar os valores propostos pela Lei 11.645, que torna obrigatório o estudo das contribuições históricas e artísticas afrodescendentes e indígenas. O projeto foi desenvolvido com adolescentes do sétimo ano do ensino fundamental e contou com práticas reflexivas de leitura, pesquisa e produção artística e textual. O texto apresenta as etapas desenvolvidas durante o projeto e analisa a participação dos estudantes de modo a evidenciar a relevância de práticas educacionais que incluam a educação racial com o objetivo de despertar a consciência racial dos estudantes para a construção de uma educação antirracista. Os resultados obtidos confirmam a necessidade da aplicação da Lei 11.645 e dos benefícios da introdução da temática em sala de aula através de questionários aplicados aos estudantes em que as respostas indicam o processo reflexivo acerca da temática.
Abstract: The present piece consists of the analysis of a literary project developed in Portuguese language classes with elementary school students, in an interdisciplinary manner. The goal was to reflect on racial relations and incorporate the values proposed by Law 11.645, which makes the study of historical and artistic contributions of Afro-Brazilian and Indigenous descent mandatory. The project was carried out with seventh-grade students in elementary school and involved reflective practices in reading, research, and artistic and textual production. The text outlines the stages developed during the project and analyzes the students' participation to highlight the relevance of educational practices that include racial education. The aim is to raise awareness of students' racial consciousness for the construction of an anti-racist education. The results obtained confirm the need for the application of Law 11.645 and the benefits of introducing the theme in the classroom through questionnaires applied to students, whose responses indicate a reflective process on the subject.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63809
Issue Date: 14-Nov-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - versão final.pdfMonografia - Pós Graduação - Letras1.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons