Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63862
Type: Tese
Title: Danças de nós: da dança do ventre à dança tribal: entre pistas e reflexões de uma arte cênica em fluxo
Other Titles: Dance of us: from belly dance to tribal dance: between clues and reflections of a scenic art in flux
Authors: Ana Clara Santos Oliveira
First Advisor: Arnaldo Leite de Alvarenga
First Referee: Rafael Guarato dos Santos
Second Referee: Márcia Virgínia Mignac da Silva
Third Referee: Gabriela Córdova Christófaro
metadata.dc.contributor.referee4: Mariana Emiliano Simões
Abstract: A dança do ventre de fusão, de maneira genérica, tratada como, dança tribal, sugere a transformação de conceitos, técnicas e elementos estéticos de diferentes grupos sociais numa dimensão atualizada. A partir da notável efervescência da dança oriental, nesta situação, dança do ventre, caracteriza-se pelo cultivo da pluralidade “étnica” que afeiçoada aos reprocessamentos e mutações, acondiciona um campo de problemáticas tangíveis no mundo vigente. Como todo ramo em ascensão e repleto de uma natureza de inovação, surge a necessidade de mapear as inúmeras temáticas em desenvolvimento do campo. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o estado da arte da dança do ventre de fusão no Brasil, apresentando um levantamento de suas informações artísticas e pedagógicas em conjunto com questões culturais, econômicas, sociais e políticas. Para dar conta deste delineamento, este estudo se respaldou no método misto que prevê a triangulação quantitativa e qualitativa dos dados. A abordagem metodológica combina revisão de literatura, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com pessoas praticantes da dança do ventre de fusão do Brasil e por fim, reflexão conforme as seguintes categorias: dimensões dos aspectos pedagógicos, dimensões dos aspectos criativos, dimensões dos aspectos econômicos e político-sociais. Os resultados apoiam a importância do reconhecimento das narrativas de praticantes da dança para o entendimento “pluriversal” da cena. Espera-se que esta pesquisa possa provocar “movências” no campo tanto no sentido de subsidiar futuras pesquisas, quanto de inspirar debates sobre assuntos educacionais, artísticos, de instrumentalização profissional, das políticas setoriais da dança, e não menos relevante, temas que possam encorajar os processos de humanização.
Abstract: The fusion belly dance, generically treated as tribal dance, suggests the transformation of concepts, techniques and aesthetic elements of different social groups in an updated dimension. From the remarkable effervescence of oriental dance, in this situation, belly dancing, is characterized by the cultivation of “ethnic” plurality that, fond of reprocessing and mutations, conditions a field of tangible problems in the current world. Like every branch on the rise and filled with a nature of innovation, there is a need to map numerous themes in the development of the field. The general objective of this research is to understand the state of the art of fusion belly dancing in Brazil, presenting a survey of its artistic and pedagogical information together with cultural, economic, social and political issues. To account for this design, this study was based on the mixed method that provides for the quantitative and qualitative triangulation of data. The methodological approach combines a literature review, field research via the application of questionnaires and semi-structured interviews with people who practice fusion belly dancing in Brazil and, finally, reflection according to the following categories: dimensions of pedagogical aspects, dimensions of creative aspects, dimensions economic and politicalsocial aspects. The results support the importance of recognizing the narratives of dance practitioners for the “pluriversal” understanding of the scene. It is hoped that this research can provoke "movements" in the field both in subsidizing future research and in the sense of inspiring debates on educational, artistic, professional instrumentalization, sectorial dance policies, and not least, themes that can encourage humanization processes.
Subject: Dança do ventre
Dança - Aspectos sociais
Arte e sociedade
Artes cênicas
Dança - Pesquisa - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63862
Issue Date: 29-Sep-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Ana Clara Santos Oliveira.pdfTese de Doutorado7.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons