Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63865
Tipo: Tese
Título: Territórios da videomúsica
Autor(es): Rafael Sodré de Castro
Primeiro Orientador: Jalver Machado Bethônico
Primeiro membro da banca : Vinícius Assunção Albricker
Segundo membro da banca: Gabriel Rimoldi de Lima
Terceiro membro da banca: Sergio Freire Garcia
Quarto membro da banca: Jose Henrique Padovani Velloso
Resumo: O objeto deste trabalho é uma prática audiovisual contemporânea caracterizada pela hibridização da música eletroacústica com imagens em movimento, aqui denominada videomúsica, mas também conhecida por música eletroacústica audiovisual, composição audiovisual e outros termos. Buscamos compreender esta prática como um gênero eminentemente musical a partir da discussão da ideia de música, levando em conta a trajetória conceitual estabelecida em torno de suas várias denominações, as concepções de música absoluta e a produção musical de vanguarda dos séculos XX e XXI. Para o levantamento das questões estéticas que emergem das obras apresentadas, confrontamos múltiplas referências de campos como Música, Cinema, Vídeo e Artes Visuais que podem ser relacionadas pela expressão musical. Apontamos a videomúsica como um desdobramento da Visual Music a partir de sua interseção com a música eletroacústica, com ocorrência em eventos de cinema experimental, artes digitais e concertos. Além de abranger as propriedades materiais da videomúsica, a caracterização do gênero passa pelo reconhecimento dos seus procedimentos criativos e perceptivos. Assim, abarca pontos como sua heterogeneidade, o fazer mediado por artefatos tecnológicos bem como os processos de territorialização agenciados na recepção, nos quais destacam-se atributos como a ausência de hierarquia sensorial e a assimilação de eventos audiovisuais que engendram uma musicalidade própria.
Abstract: The object of this work is a contemporary audiovisual practice characterized by the hybridization of electroacoustic music with moving images, here referred as videomusic, but also known as electroacoustic audiovisual music, audiovisual composition and other terms. It seeks to understand this practice as an eminently musical genre from the discussion of the idea of music, taking into account the conceptual course stabilished around its many denominations, the conceptions of absolute music and the avant-garde music production of the 20th and 21st centuries. In order to address the aesthetic matters that arise from the works presented, we confronted multiple references from the fields of Music, Cinema, Video and the Visual Arts that could relate to each other regarding their musical expression. Videomusic is pointed out as an unfolding of Visual Music from its intersection with electroacoustic music, occurring in events of experimental cinema, digital arts and music concerts. Besides covering the material properties of videomusic, the genre characterization goes through the identification of its creative and perceptive procedures. Thus, it embraces topics like its heterogeneity, the practice mediated by technological artifacts as well as the territorialization processes managed in reception, in which attributes stand out such as the absence of sensory hierarchy and assimilation of audiovisual events that engender a musicality of its own.
Assunto: Arte sonora
Música por computador
Composição musical por computador
Registros sonoros e as artes
Arte e música
Música e tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63865
Data do documento: 30-Nov-2021
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