Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Vivas Andradept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1526956020506544pt_BR
dc.contributor.referee1Maximiliano Henrique Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Elaine Cristina Diaspt_BR
dc.creatorGabriela Miranda de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0636338566308483pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T12:51:29Z-
dc.date.available2024-02-08T12:51:29Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63866-
dc.description.abstractAníbal Pinto de Mattos (1886-1969) was a painter, writer, critic, historian and teacher. In this dissertation we analyze his trajectory both as an artist and as an idealizing agent who worked towards the development of the artistic field in the capital of Minas Gerais, by founding the Sociedade Mineira de Belas Artes (SMBA) in 1918, the first institution dedicated to valuing, studying and promoting the Arts. in its most varied modalities, and organizing the Exposições Gerais de Belas Artes de Minas Gerais (EGBA-MG) for decades. For the development of this study, we analyzed the artistic production of Aníbal Mattos and his trajectory from the period of artistic training at the Escola Nacional de Belas Artes in Rio de Janeiro, between 1904 and 1912, through the constitution and consolidation of his career after his transfer to Belo Horizonte, in 1917, ending the time frame of the work with the XX General Exhibition of Fine Arts of Minas Gerais, held in 1940.pt_BR
dc.description.resumoAníbal Pinto de Mattos (1886-1969) foi pintor, escritor, crítico, historiador e professor. Na presente dissertação analisamos sua trajetória tanto enquanto artista como um agente idealizador que atuou para o desenvolvimento do campo artístico na capital mineira, ao fundar em 1918 a Sociedade Mineira de Belas Artes (SMBA), primeira instituição dedicada a valorizar, estudar e promover as Artes em suas mais variadas modalidades, e organizar por décadas as Exposições Gerais de Belas Artes de Minas Gerais (EGBA-MG). Para o desenvolvimento deste estudo analisamos a produção artística de Aníbal Mattos e sua trajetória desde o período de formação artística na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, entre 1904 e 1912, passando pela constituição e consolidação de sua carreira após a transferência para Belo Horizonte, em 1917, finalizando o recorte temporal do trabalho com a XX Exposição Geral de Belas Artes de Minas Gerais, ocorrida em 1940.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectArte em Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherSociedade Mineira de Belas Artes (SMBA)pt_BR
dc.subject.otherMattos, Anibal, 1886-1969pt_BR
dc.subject.otherArte - Minas Gerais - Históriapt_BR
dc.subject.otherArtistas brasileirospt_BR
dc.subject.otherArte brasileira - Séc. XIX-XXpt_BR
dc.titleAníbal Mattos, substantivo coletivo: artista e intelectual, agente ideário do campo artístico em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-10-26-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8686-3744pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÍBAL MATTOS, SUBSTANTIVO COLETIVO.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-10-26
8.63 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons