Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63926
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Plano de curso: o ensino do numeral por meio de textos jornalísticos
Autor(es): Gisele Alves Pinheiro
Primeiro Orientador: Janayna Maria da Rocha Carvalho
Primeiro membro da banca : Heloisa Penna
Segundo membro da banca: Márcia Rumeu
Resumo: O presente estudo aborda a importância do ensino de Língua Portuguesa (LP) no contexto do Ensino Fundamental II. O objetivo foi elaborar um plano de curso para o ensino da classe gramatical Numeral contextualizados em textos jornalísticos para estudantes do Ensino Fundamental II (EFII). O percurso metodológico envolveu o amparo teórico e a elaboração do plano de curso de língua portuguesa, sendo dividido por unidades com o objetivo propor atividades desenvolvidas sobre o ensino da classe gramatical numeral em textos jornalísticos. Verificou-se que o planejamento de aulas é uma grande parte do trabalho e o desenvolvimento desse Plano de Curso demonstrou como os professores podem sintetizar os objetivos de um contexto de ensino específico como foi o caso de se associar a classe gramatical Numeral com textos jornalísticos de modo a criar resultados de aprendizagem bem-sucedidos para os alunos. Mesmo que os Planos de Curso levem tempo e reflexão, é um investimento que pode fornecer retornos de várias maneiras. Ficou evidenciado que são diversas as formas como os números são usados para sustentar um discurso nos textos jornalísticos partindo da premissa de que a quantificação da informação mediante o referido recurso auxilia na construção da versão que se quer do fato. As unidades propostas no Plano de Curso evidenciam como se pode usar os números na interpretação dos fatos sociais e associam dois importantes conteúdos da LP: numeral e texto jornalístico.
Abstract: This study addresses the importance of teaching Portuguese Language (LP) in the context of Elementary School II. The objective was to elaborate a course plan for the teaching of the grammatical class Numeral contextualized in journalistic texts for students at Elementary School II (EFII). The methodological path involved the theoretical support and the elaboration of the Portuguese language course plan, being divided by units with the objective of proposing activities developed on the teaching of the numeral grammatical class in journalistic texts. It was found that lesson planning is a big part of the work and the development of this Course Plan demonstrated how teachers can synthesize the objectives of a specific teaching context, as was the case of associating the Numeral grammar class with journalistic texts in order to create successful learning outcomes for students. Even though Course Plans take time and reflection, it is an investment that can provide returns in a number of ways. It was evidenced that there are several ways in which numbers are used to sustain a discourse in journalistic texts starting from the premise that the quantification of information through this resource helps in the construction of the desired version of the fact. The units proposed in the Course Plan show how numbers can be used in the interpretation of social facts and associate two important contents of the LP: numeral and journalistic text.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63926
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLANO DE CURSO__O ENSINO DO NUMERAL POR MEIO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons