Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/64067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | João Henrique Lara do Amaral | pt_BR |
dc.creator | Andrea Clemente Palmier | pt_BR |
dc.creator | Marcos Azeredo Furquim Werneck | pt_BR |
dc.creator | Simone Dutra Lucas | pt_BR |
dc.creator | Maria Inês Barreiros Senna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T16:51:11Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T16:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.citation.volume | 21 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/pboci.2021.067 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-4632 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/64067 | - |
dc.description.abstract | Desde a década de 1980, observa-se no Brasil o desenvolvimento do neoliberalismo, que tem levado ao progressivo enfraquecimento das políticas públicas (incluindo as de educação) e ao empobrecimento da população. No domínio da educação, registou-se um aumento da privatização do ensino superior, inadequado às exigências do desenvolvimento nacional, caracterizando-o mais como uma mercadoria do que como um direito. Este artigo tem como objetivo discutir alguns desafios, riscos e possíveis estratégias para enfrentar o impacto da pandemia da COVID19 no ensino de graduação em Odontologia. Esta pandemia teve um impacto imediato e dramático na educação dentária em mais de 130 países, levando professores e alunos a adotarem atividades de ensino à distância. No Brasil, as aulas teóricas foram oferecidas de forma remota, principalmente em instituições privadas onde houve uma intensificação do trabalho acadêmico tanto para professores quanto para alunos. Este processo requer apoio nos aspectos tecnológicos e pedagógicos, incluindo ferramentas, recursos e cursos de formação. Na retomada do ensino clínico, estão sendo propostas mudanças nas ações de biossegurança para preservar a saúde dos atores envolvidos. A aplicação destas medidas implicará uma grande mobilização de estudantes, professores e técnicos e atenção redobrada para que as dimensões constitutivas do processo de ensino-aprendizagem em saúde não sejam minimizadas ou esquecidas. | pt_BR |
dc.description.resumo | Since the 1980s, the development of neoliberalism has been observed in Brazil, which has led to the progressive weakening of public policies (including those of education) and the population's impoverishment. In the field of education, there was an increase in the privatization of higher education, inadequate to the requirements of national development, characterizing it more as a commodity than as a right. This article aims to discuss some challenges, risks, and possible strategies to face the impact of the COVID19 pandemic in undergraduate dental education. This pandemic had an immediate and dramatic impact on dental education in more than 130 countries, prompting teachers and students to adopt remote teaching activities. In Brazil, theoretical classes were offered remotely, mainly in private institutions where there was an intensification of academic work for both teachers and students. This process requires support in technological and pedagogical aspects, including tools, resources, and training courses. In the resumption of clinical education, changes in biosafety actions are being proposed to preserve the health of the actors involved. The application of these measures will imply a great mobilization of students, teachers, and technicians and extra attention so that the constitutive dimensions of the teaching-learning process in health are not minimized or forgotten. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pesquisa brasileira em odontopediatria e clínica integrada | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oral health | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Dental | pt_BR |
dc.subject | Graduate | pt_BR |
dc.subject | Public health | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Odontologia em saúde pública | pt_BR |
dc.title | Challenges and dilemmas for dental undergraduate teaching with the advent of COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Desafios e dilemas para o ensino da graduação em odontologia com o advento da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6900-7559 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8943-6836 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4160-018X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0578-8744 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Challenges and dilemmas for dental undergraduate teaching with the advent of COVID-19.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.