Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64069
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dc.creatorFernanda Veruska Narcisopt_BR
dc.creatorMarco Túlio de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T16:51:56Z-
dc.date.available2024-02-16T16:51:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume51pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006761pt_BR
dc.identifier.issn1518-8787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64069-
dc.description.abstractTraffic accidents and resulting injuries and deaths have become a global epidemic. In Brazil, most professional drivers, especially truck drivers, face irregular working hours and can be awake for more than 18 hours/day, which reduces their performance and alertness. In this article, we discuss the laws related to Brazilian professional drivers and their current amendments (No. 12,619/2012 and No. 13,103/2015) in relation to working hours at the wheel and rest breaks, which are vital for the quality of life of drivers and society in general. We note that the new law appears to be less efficient than the previous one as it causes insecurity and concern to the users of the transportation system, drivers, and employers. To restrict and reduce accidents, deaths, and injuries in traffic, appropriate legislation is essential, aiming at the safety of workers and users of highways. The law must also benefit the commercial aspect, strengthening the reduction in production and logistics losses. Additionally, traffic education programs are needed, as well as better supervision in relation to total working hours.pt_BR
dc.description.resumoAcidentes de trânsito com consequentes lesões e mortes têm se tornado uma epidemia em nível mundial. No Brasil, a maioria dos motoristas profissionais, sobretudo motoristas de transporte de cargas, enfrenta jornada de trabalho irregular e permanece acordado por mais de 18 horas/dia, o que reduz seu desempenho e estado de alerta. Neste artigo, discutimos as leis dos motoristas profissionais brasileiros e suas alterações vigentes (nº 12.619/2012 e nº 13.103/2015) em relação às horas de trabalho ao volante e a pausas para descanso, imprescindíveis para a qualidade de vida dos motoristas e para a sociedade em geral. Observamos que a nova legislação se mostra menos eficiente que a anterior por causar insegurança e preocupação aos usuários do sistema de transporte, aos próprios motoristas e aos empregadores. Para restringir e reduzir acidentes, mortes e lesões no trânsito, é fundamental uma legislação adequada, que vise à segurança do trabalhador e dos usuários das rodovias. A legislação deve, também, beneficiar o aspecto comercial, que se fortalece pela redução das perdas de produção e logística. Adicionalmente, são necessários programas de educação no trânsito e melhor fiscalização em relação ao tempo total de jornada de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransportes, recursos humanospt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectTrabalho em turnospt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectLegislação trabalhistapt_BR
dc.subject.otherRecursos humanos nos transportespt_BR
dc.subject.otherCondições de trabalhopt_BR
dc.subject.otherRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subject.otherJornada de trabalho em turnospt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.otherSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherLegislação trabalhistapt_BR
dc.titleSegurança e saúde dos motoristas profissionais que trafegam nas rodovias do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSafety and health of professional drivers who drive on brazilian highwayspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rsp/a/d4KP9qt3mHnNgmwNpwDRspf/?lang=pt#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6863-8252pt_BR
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