Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana Mendonça Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377992247953380pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vanessa de Oliveira Martins-Reispt_BR
dc.creatorLuiz Felipe dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1178933234089886pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T15:19:51Z-
dc.date.available2024-02-19T15:19:51Z-
dc.date.issued2023-08-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64197-
dc.description.abstractSecondary education in Brazil seeks to strengthen elementary school skills and develop essential skills for adult life. Higher education aims to train qualified professionals in their areas of specialization. However, there are few studies that investigate the development of reading and text comprehension in adolescents and adults. Objective: to develop an instrument to assess fluency and reading comprehension suitable for high school and higher education students. Methodology: The study involved the participation of 54 higher education students of both genders, aged between 19 and 48, enrolled in public and private universities in cities in Minas Gerais. The methodological process for developing an instrument to assess reading fluency and text comprehension followed the methodology suggested by Coluci, Alexandre and Milani, (2015). Data collection was done remotely. The analysis of the experts' responses and suggestions was carried out in a quantitative way, using a calculation of the percentage of agreement and qualitative correction suggestions. For data from reading tests, descriptive and inferential statistics were used, with a significance level of 5%, for the variables rate, accuracy and total reading time and correct answers in text comprehension questions. Results: study 1 presents the methodology for constructing an instrument for assessing fluency and text comprehension, consisting of an expository text and ten multiple-choice questions. A base text entitled “The Uninhabitable Island” was created, consisting of 521 words and a Flesh Reading Ease Index of 26.57; and a multiple-choice questionnaire with ten questions, five literal and five inferential. The base text was considered adequate, but there was a need to revise the multiple-choice questionnaire. Study 2 aimed to validate the instrument for assessing fluency and reading comprehension in high school and higher education students. Participants were divided into three groups: The QA group answered the questionnaire before reading the text aloud, the QD group read it aloud before answering the questionnaire and the DL group read it twice, one silently and the other in out loud before answering the questionnaire. The results showed that the groups had similar results in relation to reading fluency, and there was no statistically significant difference between the groups in the text comprehension task. The reading fluency and comprehension assessment instrument is suitable for measuring reading development in students. However, the reading comprehension questionnaire did not prove to be accurate in identifying the different skills required for this process, especially for inferential questions.pt_BR
dc.description.resumoO ensino médio no Brasil busca fortalecer competências do ensino fundamental e desenvolver habilidades essenciais para a vida adulta. Já o ensino superior tem como objetivo formar profissionais qualificados em suas áreas de especialização. No entanto, existem poucos estudos que investigam o desenvolvimento da leitura e compreensão de texto em adolescentes e adultos. Objetivo: elaborar um instrumento de avaliação da fluência e compreensão de leitura adequado para estudantes do ensino médio e superior. Metodologia: O estudo contou com a participação de 54 estudantes do Ensino Superior de ambos os gêneros, com idades entre 19 e 48 anos, matriculados em universidades públicas e privadas em cidades de Minas Gerais. O processo metodológico para a elaboração de um instrumento de avaliação da fluência de leitura e compreensão de texto seguiu a metodologia sugerida por Coluci, Alexandre e Milani, (2015). A coleta de dados foi feita de forma remota. A análise das respostas e sugestões dos especialistas foi feita de forma: quantitativa, utilizando cálculo da porcentagem de concordância e qualitativa das sugestões de correção. Para os dados dos testes de leitura, foi utilizada estatística descritiva e inferencial, com um nível de significância de 5%, das variáveis taxa, acurácia e tempo total de leitura e acertos nas questões de compreensão de texto. Resultados: o estudo 1 apresenta a metodologia de construção de um instrumento de avaliação da fluência e compreensão de texto, composto por um texto expositivo e dez questões de múltipla escolha. Foi elaborado um texto-base intitulado “A ilha inabitável”, composto por 521 palavras e Índice de Facilidade de Leitura de Flesh de 26.57; e um questionário de múltipla escolha com dez questões, sendo cinco literais e cinco inferenciais. O texto-base foi considerado adequado, mas houve necessidade de revisão no questionário de múltipla escolha. O estudo 2 teve como objetivo validar o instrumento de avaliação da fluência e de compreensão de leitura em estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. Os participantes foram divididos em três grupos: O grupo QA respondeu o questionário antes de ler o texto em voz alta, o grupo QD fez a leitura em voz alta antes de responder o questionário e o grupo DL realizou duas leituras, uma silenciosa e outra em voz alta, antes de responder o questionário. Os resultados mostraram que os grupos tiveram resultados semelhantes em relação à fluência de leitura, e não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos na tarefa de compreensão de texto. O instrumento de avaliação da fluência e da compreensão de leitura é adequado para mensurar o desenvolvimento de leitura em estudantes. Contudo, o questionário de compreensão de leitura não se mostrou acurado para identificar as diferentes habilidades requeridas para este processo, especialmente para as questões inferenciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectValidaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherCompreensãopt_BR
dc.subject.otherEstudo de validaçãopt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleConstrução e validação de um instrumento de avaliação da fluência e da compreensão de leitura para estudantes do ensino médio e superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_versãofinal_LFS (1).pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons