Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64252
Type: Tese
Title: O futebol para sócios torcedores: análises sobre um jogo mercantilizado
Other Titles: Football for fan members: analyzes of a commercialized game
Authors: Mauro Lúcio Maciel Júnior
First Advisor: Hélder Ferreira Isayama
First Referee: Elcio Loureiro Cornelsen
Second Referee: Silvio Ricardo da Silva
Third Referee: Sarah Teixeira Soutto Mayor
metadata.dc.contributor.referee4: Bruno Ocelli Ungheri
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações estabelecidas com o Galo na Veia, por parte de um grupo de torcedores associados ao PST do Clube Atlético Mineiro. Para tanto, busquei: apresentar as condições sociais e culturais em meio às quais se manifestam os programas de sócio torcedor; descrever a trajetória do GNV e os serviços por ele oferecidos ao longo de sua história; apresentar um perfil dos sócios torcedores estudados, analisar os usos que eles relataram fazer do Galo na Veia e compreender seus entendimentos acerca do modelo representado pelos programas de sócio torcedor. Tais escolhas decorreram do fato de eu ter observado as relações entre torcedor e PST, nos termos das interações de produção e recepção de um produto cultural, a partir do referencial do modelo de codificação e decodificação elaborado por Stuart Hall. Nesse sentido, desenvolvi uma investigação sustentada pela combinação de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a finalidade de obter os subsídios necessários para alcançar os propósitos traçados para a investigação. Ao executar esses procedimentos, realizei a compilação de estudos relacionados ao cenário de hiper mercantilização que permeia o futebol, os esportes e a vida na contemporaneidade; reuni e apreciei documentos que me possibilitaram apresentar a história e a estrutura de constituição do GNV; confrontei e analisei os dados gerados por 141 questionários e 15 entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo de sócios torcedores atleticanos. Como resultados dessas ações, trabalhei com a ideia de que o momento histórico que abriga a emergência e consolidação dos programas de sócio torcedor pode ser reconhecido nos termos daquilo que Gilles Lipovestsky denomina de sociedade de hiperconsumo, cuja instalação remete ao final da década de 1970. Se estendendo até a contemporaneidade, esse período tem proporcionado, no campo esportivo, a intensificação das atividades comerciais ligadas ao setor. Inserido nesse contexto, o Galo na Veia foi lançado em 2012, caracterizando-se como um instrumento para o estabelecimento de uma relação mercantilizada do Atlético com sua torcida. Apresentando diferentes configurações ao longo de sua história, o programa tem oferecido benefícios que vão desde as facilidades de acesso aos jogos, até privilégios para a aquisição de produtos e/ou serviços de parceiros do CAM. No que se refere às formas como o GNV é usado, as vantagens ligadas à obtenção de ingressos são as mais conhecidas, buscadas e utilizadas pelos torcedores. Nesse sentido, há a caracterização de uma leitura alinhada com a lógica comercial de produção do programa. Entretanto, ao observar as compreensões dos associados, nota-se, no geral, uma visão negociada, que combina sentidos de concordância e de oposição ao modelo implementado pelos PSTs. Nesse contexto, as maiores contrariedades manifestadas pelos sujeitos disseram respeito à elitização do futebol e à exclusão de parcelas mais pobres da torcida. Como considerações finais, aponto a importância do estudo para o entendimento do consumo como um fenômeno complexo, bem como a necessidade e importância de desenvolver novas investigações empíricas sobre o assunto, a fim de melhor compreender as diferentes particularidades relacionadas ao tema.
Abstract: The objective of this study was to analyze the relationships established with Galo na Veia, by a group of fans associated with the PST of Clube Atlético Mineiro. To this end, I aimed to: present the social and cultural conditions in which fan membership programs are manifested; describe the trajectory of CNG and the services it offers throughout its history; present a profile of the fan members studied, analyze the uses they reported making of Galo na Veia and know their understanding of the model represented by fan member programs. Such choices resulted from the fact that I observed the relationships between fans and PST, in terms of the interactions of production and reception of a cultural product, based on the encoding and decoding model developed by Stuart Hall. In this sense, I developed an investigation supported by the combination of bibliographical, documentary and field research, with the purpose of obtaining the necessary subsidies to achieve the goals outlined for the investigation. When performing these procedures, I compiled studies related to the hyper-commodification scenario that permeates football, sports and contemporary life; I gathered and analyzed documents that allowed me to present the history and structure of the GNV constitution; I compared and analyzed the data generated by 141 questionnaires and 15 semi-structured interviews carried out with a group of Atletico fan members. As a result of these actions, I worked with the idea that the historical moment that shelters the emergence and consolidation of fan membership programs can be recognized in terms of what Gilles Lipovestsky calls the hyperconsumption society, whose installation dates back to the end of the 1970s. Extending into contemporary times, this period has provided, in the sports field, the intensification of commercial activities linked to the sector. Inserted in this context, Galo na Veia was launched in 2012, characterized as an instrument for establishing a commodified relationship between Atlético and its fans. Featuring different configurations throughout its history, the program has offered benefits ranging from easy access to games, to privileges for purchasing products and/or services from CAM partners. Regarding the ways in which CNG is used, the advantages linked to obtaining tickets are the best known, searched and used by fans. In this sense, there is a characterization of a reading aligned with the commercial logic of the program's production. However, when observing the members' understandings, it is noted, in general, a negotiated vision, which combines senses of agreement and opposition to the model implemented by the PSTs. In this context, the biggest contradictions expressed by the subjects concerned the elitization of football and the exclusion of poorer sections of the fans. As final considerations, I point out the importance of the study for understanding consumption as a complex phenomenon, as well as the need and importance of developing new empirical investigations on the subject, in order to better understand the different particularities related to the topic.
Subject: Futebol - Torcedores
Futebol - Aspectos econômicos
Lazer
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64252
Issue Date: 27-Oct-2023
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