Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64311
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com transtornos do espectro do autismo: revisão integrativa da literatura
Título(s) alternativo(s): Benefits of family guidance in communicative difficulties in children with autism spectrum disorder: an integrative literature review
Beneficios de la orientación familiar en las dificultades comunicativas en niños con trastornos del espectro autista: una revisión integradora de la literatura
Autor(es): Jhonata James Ribeiro de Oliveira
Ingrid Alves Moreira
Denise Brandão de Oliveira e Britto
Resumo: Introdução: A terapia indireta é uma abordagem de intervenção terapêutica na qual se realizam orientações familiares e um treinamento dos cuidadores para que o entendimento da mesma seja ampliado. Este tipo de intervenção é relevante porque são os familiares as pessoas mais próximas das crianças, e, por meio das orientações, aprimoram o elo e a interação para o amadurecimento da comunicação funcional da criança. Objetivo: Analisar achados acerca dos benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Estratégia de pesquisa: Levantamento na literatura publicada nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Foram incluídos artigos originais publicados na íntegra no período de janeiro de 1999 a novembro de 2019, com grau de recomendação A, B e C e níveis de evidência 1, 2, 3 4, segundo o Oxford Centre. Resultados: Foram encontrados 934 artigos, 55 excluídos por duplicata e 31 foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, 15 foram considerados para análise do estudo. Discussão: A terapia indireta, por meio da orientação familiar, no processo de reabilitação de crianças no espectro aponta que o trabalho de promoção do desenvolvimento das habilidades comunicativas de crianças com TEA promove ganhos na comunicação. Também, mostram que uma intervenção indireta aumenta a capacidade de reflexão e autocrítica dos cuidadores. Conclusão: O processo terapêutico indireto de crianças com diagnóstico de TEA, fornece mudanças positivas no processo de desenvolvimento de linguagem dessas crianças e existe uma relação direta e positiva entre orientação familiar e dificuldade comunicativa dessas crianças.
Abstract: Introduction: Indirect therapy is a therapeutic intervention approach in which family orientations and training of caregivers are carried out so that their understanding is broadened. This type of intervention is relevant because family members are the people closest to the children, and, through the guidelines, they improve the link and the interaction for the maturation of the child’s functional communication. Objective: To analyze findings about the benefits of familiar orientations, in the communicative difficulties of children diagnosed with ASD. Research strategy: Survey of national and international literature, published in English, Portuguese and Spanish. Original articles published in full from January 1999 to November 2019 were included, with degree of recommendation A, B and C and levels of evidence 1, 2, 3 4, according to the Oxford Center. Results: 934 articles were found, 55 excluded by duplicate and 31 were selected for reading in full. Of these, 15 were considered for analysis of the study. Discussion: Indirect therapy, through family guidance, in the process of rehabilitation of children on the spectrum points out that the work of promoting the development of the communicative skills of children with ASD promotes gains in communication. They also show that an indirect intervention increases the caregivers’ capacity for reflection and self-criticism. Conclusion: The indirect therapeutic process of children diagnosed with ASD provides positive changes in the language development process of these children and there is a direct and positive relationship between family orientation and communicative difficulties in these children.
Assunto: Linguagem e educação
Fonoaudiologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Transtorno do Espectro Autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53197
URI: http://hdl.handle.net/1843/64311
Data do documento: 11-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/53197
metadata.dc.relation.ispartof: Distúrbios Da Comunicação
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