Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRaphaela Silveirafragapt_BR
dc.creatorSarah Liduário Rocha Silvapt_BR
dc.creatorLuana Caroline Dos Santospt_BR
dc.creatorLuana Rosa de Oliveira Titonelept_BR
dc.creatorAriene da Silva Carmopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T20:47:12Z-
dc.date.available2024-02-20T20:47:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume36pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage10pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0102-311x00091419pt_BR
dc.identifier.issn16784464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64376-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo verificar a associação entre o hábito de comprar produtos alimentícios anunciados na televisão e o consumo de determinados alimentos, em uma amostra transversal de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foram analisados dados antropométricos, o hábito de comprar alimentos e bebidas anunciados na televisão e o consumo de alimentos específicos (dois recordatórios alimentares de 24 horas). Foram construídos modelos de regressão logística ajustados para sexo, idade, calorias na dieta, estado nutricional e privação social da região de residência. O estudo avaliou 797 crianças, com média de idade de 9,81 (0,59) anos, 50,7% das quais do sexo feminino e 32,4% com sobrepeso. A prevalência do hábito de comprar alimentos anunciados na televisão foi de 43,1%. Entre estas crianças, 99,3% relatavam alimentos ultraprocessados de acordo com a classificação proposta por Monteiro et al. (2016), com destaque para as bebidas lácteas (12,1%), biscoitos industrializados (11,5%) e doces (9,5%). O hábito de comprar produtos alimentícios anunciados na TV aumentava o consumo de alimentos ultraprocessados (OR = 1,92; IC95%: 1,06-3,46). Não houve associação entre esse hábito e o consumo de alimentos minimamente processados ou processados (p < 0,05). Os achados podem contribuir para o debate sobre políticas regulatórias para a propaganda de produtos alimentícios, além de assistir no desenvolvimento de intervenções nutricionais efetivas entre escolares, o que deve envolver ações educacionais integradas, com a participação das crianças e seus pais.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to verify the effects of buying television advertised food in schoolchildren eating behaviors. We performed a cross-sectional study with fourth grade students of an elementary education in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. We analyzed anthropometric data, the habit of buying television advertised food/beverages, and food consumption (two 24-hour di etary recalls). Logistic regression models were conducted and adjusted for gen der, age, caloric intake, nutritional status, and social deprivation of area of residence. In total, 797 children were evaluated, the mean age was 9.81 (0.59) years, 50.7% were female, and 32.4% overweight. The prevalence of the habit of buying television advertised food was 43.1%, among which 99.3% concerned ultra-processed foods, according to the classification proposed by Monteiro et al. (2016), mainly milk beverages (12.1%), industrialized biscuits (11.5%) and candies (9.5%). The habit of buying advertised food increased the chance of consuming ultra-processed foods (OR = 1.92; 95%CI: 1.06-3.46). We found no correlation between this habit and the consumption of minimally processed and processed foods (p < 0.05). This study findings may corroborate the debate on food advertising policy and the development of effective nutrition interven tions among schoolchildren, which should involve integrated education bringing together children and parents.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Saúde Pública-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFood Consumptionpt_BR
dc.subjectFood Publicitypt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subject.otherEatingpt_BR
dc.subject.otherFood Publicitypt_BR
dc.subject.otherChildpt_BR
dc.titleThe habit of buying foods announced on television increases ultra-processed products intake among schoolchildrenpt_BR
dc.title.alternativeO hábito de comprar produtos alimentícios anunciados na televisão aumenta o consumo de alimentos ultraprocessados por escolarespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/0102-311X00091419pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
The habit of buying foods announced on pdfa.pdf209.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.