Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64503
Tipo: Artigo de Evento
Título: A influência das transações com partes relacionadas no gerenciamento de resultados das empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Gabriela Silva de Castro Moraes
Edleuza Paulina Lourdes da Silva
Eduardo Mendes Nascimento
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Resumo: Pesquisas internacionais investigaram a utilização das transações com partes relacionadas como alternativa ao gerenciamento de resultados. Referidas transações, por serem abarcadas pela discricionariedade por parte dos gestores, podem ser realizadas com o objetivo de atender necessidades operacionais, econômicas ou financeiras das empresas. Por outro lado, também podem ser utilizadas com propósitos alheios à realidade do negócio a fim de enganar aos usuários por meio da divulgação de relatórios financeiros que não representam fidedignamente a situação patrimonial da empresa. Nesse cenário, o objetivo desse estudo é investigar qual a influência das transações com partes relacionadas no nível de gerenciamento de resultados reais e baseado em accruals das empresas brasileiras capital aberto. A amostra foi composta por 213 empresas brasileiras de capital aberto, compreendo um total de 1298 observações relativas ao período de 2011 a 2017. Para estimar o gerenciamento de resultados reais (baseados nas atividades operacionais) foram utilizados os modelos desenvolvidos por Roychowdhury (2006), os quais baseiam-se no fluxo de caixa operacional, custos de produção e despesas discricionárias. O modelo de Kothari, Leone e Wasley (2005) foi utilizado para estimação do gerenciamento de resultados por accruals. A variável transações com partes relacionadas (TPR) foi operacionalizada por meio de uma dummy que assumiu valor 1 para os períodos nos quais a entidade apresentou o resultado das transações igual ou superior a 1% do ativo total, e assumiu valor zero quando contrário. Os dados em painel foram estimados por Efeitos Aleatórios e Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (FGLS). Os resultados evidenciaram que no cenário brasileiro não foi encontrada associação entre as transações com partes relacionadas e o gerenciamento de resultados praticado pelas organizações. Como principal contribuição conclui-se que no mercado brasileiro não há indícios de que as transações com partes relacionadas estejam sendo utilizadas para gerenciar os resultados.
Assunto: Contabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64503
Data do documento: Jul-2019
metadata.dc.url.externa: https://congressousp.fipecafi.org/anais/19UspInternational/ArtigosDownload/1613.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: USP International Conference in Accounting
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.