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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Inclusão digital: uma análise dos sítios eletrônicos e da linguagem da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais à luz das diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG)
Autor(es): Laís Lorena Carneiro Tavares
primer Tutor: Leydiana de Sousa Pereira
primer miembro del tribunal : Madson Bruno da Silva Monte
Segundo miembro del tribunal: Paulo Cesar Schotten
Resumen: Na sociedade contemporânea, a inclusão é uma temática em ascensão devido às projeções de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste âmbito, as novas tecnologias de informação e comunicação assumem um preponderante papel, especialmente quanto à execução das atividades burocráticas e dos programas educacionais. Diante desta contextualização, o objetivo central desta pesquisa é avaliar se as tecnologias de informação e comunicação empregadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em seus sítios eletrônicos, estão em conformidade com as recomendações de acessibilidade digital propostas pelo Modelo de Diretrizes de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG). Diante de análises quantitativa e qualitativa em pesquisa exploratória e descritiva, serão avaliados os impactos que a linguagem empregada pelo referido órgão têm sobre a compreensão dos usuários de seus serviços públicos digitais. O foco no design informacional e na estrutura da linguagem subsidiou os resultados de uma pesquisa de opinião pública, cujos respondentes avaliaram dois manuais referentes ao processo de inscrição para contratação de servidores para compor a rede estadual de ensino de Minas Gerais, sendo analisada sua capacidade de compreensão dos textos e a adequação de cada manual às recomendações de Plain Language. Outro recorte sobre a inclusão digital que será abordado no presente estudo está relacionado à avaliação, por meio da ferramenta ASES, dos percentuais de acessibilidade de alguns sítios eletrônicos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, segundo critérios do eMAG. Mediante a identificação dos problemas relacionados à linguagem, ao design informacional e à acessibilidade a pessoas com deficiência às informações governamentais eletrônicas, este estudo aponta propostas de intervenção para ampliação da acessibilidade digital da sociedade, sem que haja barreiras para que que determinadas pessoas usufruam dos serviços públicos em igualdade de condições com os demais.
Abstract: In contemporary society, inclusion is a rising topic due to projections of a more fair and egalitarian society. New information and communication technologies dominate in this context, especially in executing bureaucratic activities and educational programs. Given this context, the central objective of this research is to evaluate whether the information and communication technologies used by the State Department of Education of Minas Gerais on its websites comply with the digital accessibility recommendations proposed by the Accessibility Guidelines Model of the Electronic Government (eMAG). In light of quantitative and qualitative analyses in exploratory and descriptive research, the impacts of the language used by the body above on users' understanding of their digital public services will be assessed. The focus on informational design and language structure supported the results of a public opinion survey, whose respondents evaluated two manuals relating to the registration process for hiring employees to compose the state education network in Minas Gerais, analyzing their ability to understand the texts and the adequacy of each manual to Plain Language recommendations. Another aspect of digital inclusion that will be addressed in this study is related to the evaluation, using the ASES tool, of the accessibility percentages of some official websites of the State Department of Education of Minas Gerais, according to eMAG criteria. By identifying problems related to language, informational design, and accessibility for people with disabilities to electronic government information, this study points out intervention proposals to increase digital accessibility in society without barriers for certain people to benefit from services. Public on equal terms with others.
Asunto: Administração
Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64706
Fecha del documento: 18-nov-2023
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