Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64712
Type: Dissertação
Title: Tradução, adaptação transcultural e validação de face da assistance to participate scale para a população brasileira
Authors: Alice Wilken de Pinho
First Advisor: Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza
First Co-advisor: Maíra Ferreira do Amaral
First Referee: Priscila Masques Toneli
Second Referee: Verônica Borges Kappel
Abstract: Introdução: É importante para os profissionais da saúde, bem como para as famílias de crianças e adolescentes com deficiência, que existam instrumentos de avaliação que contemplem a participação como desfecho, principalmente para assistência que os familiares precisam oferecer nas brincadeiras e nas atividades de lazer, em casa e na comunidade. A Assistance to Participate Scale (APS) foi desenvolvido em língua inglesa e tem sido utilizado na prática clínica e na pesquisa científica. Objetivo: Realizar a tradução e adaptação transcultural da APS para o português do Brasil. Método: Foram realizadas seis etapas para a tradução e testes de equivalências: 1)tradução com tradutores bilíngues (português-inglês); 2) síntese das traduções feita pelas pesquisadoras; 3) retro-tradução, com 2 tradutores bilíngues inglês-português; 4) comitê de especialistas, com 5 terapeutas ocupacionais, experientes em processos de avaliação e/ou intervenções direcionadas à participação em atividades de brincar e lazer e experientes em processos metodológicos para adaptação transcultural; 5) entrevista cognitiva, com 12 cuidadores de crianças e/ou adolescentes com deficiência; 6) submissão para autora. Resultados e Discussões: Nas etapas de tradução e retro-tradução mais de 80% das sentenças traduzidas alcançaram as equivalências idiomática e conceitual. O Comitê de Especialistas aprovou 61,90% das sentenças traduzidas, sendo as divergências solucionadas após análise das recomendações. Na etapa de Entrevistas Cognitivas os participantes relataram dificuldades na compreensão de algumas sentenças classificadas pelo Sistema de Avaliação de Questões nas categorias leitura, instruções e clareza, que foram solucionadas após quatro rodadas de entrevistas. Conclusão: Foi disponibilizada a 2ª versão pré-final da APS, traduzida e adaptada culturalmente para o português brasileiro.
Abstract: Introduction: It's important for healthcare professionals as well as families of children and adolescents with disabilities to have assessment tools that encompass participation as an outcome, primarily for parents' assistance with games and fun activities at home and in the community. The Assistance to Participate Scale (APS) was developed in english and has been utilized in clinical practices and scientific research. Objective: To translate and cross-culturally adapt the APS into Brazilian portuguese. Method: It was done in six stages for the translation and equivalences tests of the instrument. 1) Translation phase was done with 2 bilingual translators (portuguese-english), with and without knowledge of the instrument. 2) Summary of translations conducted by the researches 3) Back translation by 2 bilingual translators english-portuguese. 4) Expert committee, consisting of 5 occupational therapists experienced in the assessments and intervention processes of the ‘participation’ and knowledgeable in methodological processes for cross-cultural adaptation. 5) Cognitive interview with 12 caregivers of children and/or adolescents with disabilities. 6) Submission for author. Results and Discussion: In the translation and back-translation stages, over 80% of the translated sentences achieved both idiomatic and conceptual equivalences. The Expert Committee approved 61,90% of the translated sentences, with discrepancies being resolved after analyzing the recommendations. During the Cognitive Interview stage, the participants reported difficulties in understanding certain sentences categorized by the Question Assessment System under reading, instructions and clarity, which were resolved through four rounds of interviews. Conclusion: The second pre-final version of the APS, translated and culturally adapted for Brazilian Portuguese, has been made available.
Subject: Tradução (processo)
Lazer
Recreação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64712
Issue Date: 28-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice_Wilken_de_Pinho_dissertação.pdfDissertação_Alice Wilken_Estudos da Ocupação5.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.