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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tiago Alves Schieber de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3765472027877735pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Augusto Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.referee2Pablo de Oliveira Andradept_BR
dc.creatorJailson Rodrigues de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T17:51:13Z-
dc.date.available2024-02-26T17:51:13Z-
dc.date.issued2023-11-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64717-
dc.description.resumoEste artigo aborda a expansão do atendimento na rede educacional, foco crítico na qualidade dos serviços ofertados. Destaca-se a carga excessiva de trabalho enfrentada pelos profissionais da educação básica, especialmente os desafios relacionados às tarefas de docência realizadas pelos professores da SEE. A pesquisa, centrada no trabalho dos professores, fundamenta-se na reflexão de Minhoto et al (2021), que identifica uma situação precária observada nos professores brasileiros, com reflexos globais. A recente divulgação do estudo comparativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 reitera as dificuldades dos estudantes brasileiros em atingir os requisitos mínimos da educação básica e os desafios enfrentados por países considerados exemplos de desenvolvimento educacional. O aspecto crucial abordado é a deterioração da saúde mental dos professores e seus impactos. Apesar de esta problemática também afetar os funcionários administrativos do sistema educacional. A pesquisa utiliza evidências como licenças médicas, readaptações e afastamentos definitivos para destacar a gravidade do adoecimento dos professores. A avaliação da capacidade para o trabalho, conduzida pela SCPMSO, revela dados numéricos significativos sobre o impacto dos diagnósticos na situação dos professores em Minas Gerais. Por fim, o artigo destaca a importância de abordar os efeitos nos servidores da SEE, especialmente no Quadro do Magistério, propondo intervenções com ferramentas de gestão eficientes para reorganizar as atividades laborais, preservar o ambiente de trabalho para garantir as melhores condições para realização das atividades das unidades escolares. O enfrentamento efetivo do adoecimento dos professores deve se tornar uma prioridade central no planejamento para funcionamento das escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenças para Tratamento de Saúdept_BR
dc.subjectAdoecimento Mental Professorespt_BR
dc.subjectDeterioração Atividade Profissionalpt_BR
dc.subjectPrecarização do Trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade Serviços Educacionaispt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão públicapt_BR
dc.titlePerícia médica de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais: análise do registro do resultado e possibilidadespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pública



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