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http://hdl.handle.net/1843/64717
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Tiago Alves Schieber de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3765472027877735 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ricardo Augusto Oliveira Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pablo de Oliveira Andrade | pt_BR |
dc.creator | Jailson Rodrigues de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T17:51:13Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T17:51:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/64717 | - |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a expansão do atendimento na rede educacional, foco crítico na qualidade dos serviços ofertados. Destaca-se a carga excessiva de trabalho enfrentada pelos profissionais da educação básica, especialmente os desafios relacionados às tarefas de docência realizadas pelos professores da SEE. A pesquisa, centrada no trabalho dos professores, fundamenta-se na reflexão de Minhoto et al (2021), que identifica uma situação precária observada nos professores brasileiros, com reflexos globais. A recente divulgação do estudo comparativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 reitera as dificuldades dos estudantes brasileiros em atingir os requisitos mínimos da educação básica e os desafios enfrentados por países considerados exemplos de desenvolvimento educacional. O aspecto crucial abordado é a deterioração da saúde mental dos professores e seus impactos. Apesar de esta problemática também afetar os funcionários administrativos do sistema educacional. A pesquisa utiliza evidências como licenças médicas, readaptações e afastamentos definitivos para destacar a gravidade do adoecimento dos professores. A avaliação da capacidade para o trabalho, conduzida pela SCPMSO, revela dados numéricos significativos sobre o impacto dos diagnósticos na situação dos professores em Minas Gerais. Por fim, o artigo destaca a importância de abordar os efeitos nos servidores da SEE, especialmente no Quadro do Magistério, propondo intervenções com ferramentas de gestão eficientes para reorganizar as atividades laborais, preservar o ambiente de trabalho para garantir as melhores condições para realização das atividades das unidades escolares. O enfrentamento efetivo do adoecimento dos professores deve se tornar uma prioridade central no planejamento para funcionamento das escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenças para Tratamento de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento Mental Professores | pt_BR |
dc.subject | Deterioração Atividade Profissional | pt_BR |
dc.subject | Precarização do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Qualidade Serviços Educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão pública | pt_BR |
dc.title | Perícia médica de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais: análise do registro do resultado e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pública |
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