Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64717
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Perícia médica de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais: análise do registro do resultado e possibilidades
Autor(es): Jailson Rodrigues de Oliveira
Primeiro Orientador: Tiago Alves Schieber de Jesus
Primeiro membro da banca : Ricardo Augusto Oliveira Santos
Segundo membro da banca: Pablo de Oliveira Andrade
Resumo: Este artigo aborda a expansão do atendimento na rede educacional, foco crítico na qualidade dos serviços ofertados. Destaca-se a carga excessiva de trabalho enfrentada pelos profissionais da educação básica, especialmente os desafios relacionados às tarefas de docência realizadas pelos professores da SEE. A pesquisa, centrada no trabalho dos professores, fundamenta-se na reflexão de Minhoto et al (2021), que identifica uma situação precária observada nos professores brasileiros, com reflexos globais. A recente divulgação do estudo comparativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 reitera as dificuldades dos estudantes brasileiros em atingir os requisitos mínimos da educação básica e os desafios enfrentados por países considerados exemplos de desenvolvimento educacional. O aspecto crucial abordado é a deterioração da saúde mental dos professores e seus impactos. Apesar de esta problemática também afetar os funcionários administrativos do sistema educacional. A pesquisa utiliza evidências como licenças médicas, readaptações e afastamentos definitivos para destacar a gravidade do adoecimento dos professores. A avaliação da capacidade para o trabalho, conduzida pela SCPMSO, revela dados numéricos significativos sobre o impacto dos diagnósticos na situação dos professores em Minas Gerais. Por fim, o artigo destaca a importância de abordar os efeitos nos servidores da SEE, especialmente no Quadro do Magistério, propondo intervenções com ferramentas de gestão eficientes para reorganizar as atividades laborais, preservar o ambiente de trabalho para garantir as melhores condições para realização das atividades das unidades escolares. O enfrentamento efetivo do adoecimento dos professores deve se tornar uma prioridade central no planejamento para funcionamento das escolas.
Assunto: Administração
Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64717
Data do documento: 11-Nov-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública



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