Um estudo sobre padrões de ativação cerebral durante atividades de pensamento crítico
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
A study on brain activation patterns during critical thinking activities
Primeiro orientador
Membros da banca
José Aparecido da Silva
Adrielle de Carvalho Santana
Juliana Carvalho Tavares
Carlos Magno Machado Dias
Adrielle de Carvalho Santana
Juliana Carvalho Tavares
Carlos Magno Machado Dias
Resumo
A literatura define o Pensamento Crítico (PC) como a capacidade de avaliar argumentos e formar julgamentos objetivos com base em razões e evidências sólidas. Sua relevância é amplamente respaldada pela literatura dada sua importância nos contextos acadêmico, profissional, pessoal e social dos indivíduos. Se desconhece se há diferenças de desempenho em PC de indivíduos que se engajam em diferentes saberes. Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal investigar as diferenças de desempenho em teste de PC entre indivíduos universitários de áreas de conhecimento distintas. Os objetivos específicos incluem: (a) desenvolver um instrumento de avaliação do PC em língua portuguesa falada no Brasil; (b) investigar a relação entre o PC e as inteligências fluida (gf) e cristalizada (gc); (c) determinar qual o maior preditor do Teste de Avaliação de Pensamento Crítico (TAPC); (d) explorar, por meio de eletroencefalograma (EEG), as características de ativação do córtex cerebral relacionadas às ondas Theta, Alpha e Beta em indivíduos com alto e baixo desempenho no teste de PC. Amostra: Participantes de três grupos de saberes compuseram o estudo: Grupo 1, Ciências Biológicas; Grupo 2, Ciências Exatas; e Grupo 3, Ciências Humanas. A média de idade foi 26,2 anos; DP = 10,3, sendo 47,4% mulheres e 52,6% homens. Instrumentos: Foram aplicados à amostra total os testes TAPC (PC), o teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) (gc) e o teste de raciocínio abstrato B1 (gf). Parte dessa amostra foi submetida a EEG. Resultados: Se encontrou que: (1) o grupo de Exatas obteve um desempenho superior no TAPC em comparação com os outros dois grupos (p < 0,05); (2) houve correlação positiva e significativa entre os testes TAPC e PISA (r = 0,36; p < 0,05); e (3) o teste PISA (gc) foi o melhor preditor do PC segundo indicou a análise de regressão linear. Finalmente os resultados de EEG mostraram diferenças de Coerência EEG entre os grupos de Alto e Baixo desempenho no TAPC, principalmente para as faixas Alpha e Theta. O presente estudo revelou resultados inovadores no contexto acadêmico brasileiro com o potencial de contribuir significativamente para a avaliação e compreensão do Pensamento Crítico (PC).
Abstract
The literature defines Critical Thinking (CT) as the ability to evaluate arguments and form objective judgments based on solid reasons and evidence. Its relevance is widely supported by the literature due to its importance in academic, professional, personal, and social contexts. It is unknown whether there are performance differences in CT among individuals engaged in different fields of knowledge. Therefore, the present study aims to investigate the performance differences in a CT test among university students from different areas of knowledge. The specific objectives include: (a) developing an assessment instrument for CT in the Portuguese language spoken in Brazil; (b) investigating the relationship between CT and fluid (gf) and crystallized (gc) intelligences; (c) determining the best predictor of the Test for Critical Thinking Assessment (TCTA); (d) exploring, through electroencephalography (EEG), the characteristics of brain cortex activation related to Theta, Alpha, and Beta waves in individuals with high and low performance in the CT test. Sample: Participants from three knowledge groups comprised the study: Group 1, Biological Sciences; Group 2, STEM; and Group 3, Humanities. The average age was 26.2 years; SD = 10.3, with 47.4% women and 52.6% men. Instruments: The TAPC (CT), Programme for International Student Assessment (PISA) test (gc), and abstract reasoning test B1 (gf) were administered to the entire sample. A part of this sample underwent EEG. Results: It was found that: (1) the STEM group performed better on the TCTA compared to the other two groups (p < 0.05); (2) there was a positive and significant correlation between the TCTA and PISA tests (r = 0.36; p < 0.05); and (3) the PISA test (gc) was the best predictor of CT, as indicated by the linear regression analysis. Finally, the EEG results showed differences in EEG Coherence between the High and Low performance groups on the TCTA, especially for the Alpha and Theta bands. This study revealed innovative results in the Brazilian academic context with the potential to significantly contribute to the assessment and understanding of Critical Thinking (CT).
Assunto
Neurociências, Pensamento, Testes de inteligência, Eletroencefalografia
Palavras-chave
Pensamento crítico, Áreas do saber, Inteligência cristalizada, EEG, Brasil