Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64805
Type: Monografia (especialização)
Title: Ampliação de acesso e qualidade em saúde mental infantojuvenil: um projeto de intervenção nas instituições educacionais de Minas Gerais Belo Horizonte 2023
Authors: Débora Nunes Corgosinho de Magalhães
First Advisor: Juliana Tavares Carvalho
First Referee: Profa. Juliana Carvalho Tavares ( Doutora )
Second Referee: Profa. Sarah Eliane de Matos Silva ( Mestre )
Third Referee: Prof. Victor Rodrigues Santos ( Doutor
Abstract: Ao longo dos últimos anos, estudos epidemiológicos, em vários países, inclusive no Brasil, apontam uma alta prevalência de sofrimento psíquico em adolescentes, com aumento dos casos de depressão e ansiedade. Com a ocorrência da pandemia da COVID-19, o cenário tornou-se favorável ao desenvolvimento do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes. Estudos apontam aumento de transtornos de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes no ambiente educacional, no período pós-pandemia. Além disso, observam-se baixos níveis de qualidade da assistência à saúde mental, devido ao despreparo dos profissionais para acolherem as demandas de saúde mental, pois o acolhimento atual visa apenas à remissão dos sintomas, o que em longo prazo poderá promover a cronificação e perda de qualidade de vida. Além disso, os direitos sancionados pela Constituição de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 2002 se encontram violados, comprometendo a qualidade do ensino, os cuidados médicos e a reabilitação. A partir deste contexto, propõe-se um projeto de intervenção a ser executado por uma equipe integrada e multidisciplinar, o qual visa a formação continuada de profissionais da Atenção Primária à Saúde, de gestores da educação, professores das redes de ensino públicas e privadas para, assim, ampliar o acesso e a qualidade no atendimento em saúde infantojuvenil. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica usando as bases de dados Medline, Google Scholar, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo, filtrando textos completos em inglês e português, publicados nos últimos 15 anos, e usando como descritores: “transtornos mentais”, “infantojuvenil” e “pandemia da COVID-19”. Foram encontrados 410 artigos; sendo 93 artigos no Medline, 44 na Scielo, 89 no Portal de periódicos CAPES e 184 no Google Scholar. Após a leitura dos resumos, e aplicação do critério de inclusão (estudos epidemiológicos que utilizam instrumentos validados para o diagnóstico conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM - V) selecionou-se 152 artigos para leitura integral, dos quais 121 foram incluídos neste estudo. A pesquisa bibliográfica identificou problemas no contexto da saúde mental, tais como: o aumento exponencial dos transtornos mentais infantojuvenis, comprometimento na qualidade do ensino e da assistência à saúde mental infantojuvenil, vulnerabilização do cuidado de crianças e adolescentes, e falta de tecnologia e preparo para seu uso. A partir do mapeamento dos problemas construiu-se um plano de ação que sistematiza e organiza todas as etapas do projeto de intervenção.
Abstract: Over the past few years, epidemiological studies have pointed to a high prevalence of psychological distress with an increase in depression and anxiety in adolescents in several countries. With the occurrence of the COVID-19 pandemic, the scenario has become favorable for the development of psychological distress in children and adolescents. Studies show an increase in anxiety and depression disorders in children and adolescents in the educational environment in the post-pandemic period. Moreover, low levels of quality of mental health care are observed due to the unpreparedness of professionals to meet the demands of mental health, because the current care aims only at the remission of symptoms, which in the long run may promote the chronification and loss of quality of life. Moreover, the rights sanctioned by the 1988 Constitution and the 2002 Child and Adolescent Statute are violated, compromising the quality of education, medical care, and rehabilitation. From this context, we propose an intervention project to be executed by an integrated and multidisciplinary team, which aims at the continuous training of Primary Health Care professionals, education managers, teachers from public and private education networks, in order to increase the access and the quality of health care for children and adolescents. Initially a literature review was carried out using the databases Medline, Google Scholar, Portal de Periódicos da Capes, Scielo, filtering full texts in English and Portuguese, published in the last 15 years, and using as descriptors: "mental disorders", "child and adolescent" and "pandemic COVID-19". A total of 410 articles were found; 93 articles were from Medline, 44 from Scielo, 89 from Portal de periódicos CAPES, and 184 from Google Scholar. After reading the abstracts and applying the inclusion criteria (epidemiological studies that used validated instruments for diagnosis according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM - V), 152 articles were selected for full reading, of which 121 were included in this study. From the bibliographical research the problems were raised as the exponential increase of mental disorders in children and adolescents, compromising the quality of education, medical care and rehabilitation, vulnerability of the care of children and adolescents, lack of technology and preparation for its use in the context of mental health. After mapping problems an action plan was built which systematizes and organizes all the steps of the intervention project.
Subject: Bioquímica e imunologia
Produtos Biológicos
Proteínas Recombinantes
Escherichia coli
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64805
Issue Date: 28-Feb-2023
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