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http://hdl.handle.net/1843/64824
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Hermes Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7254461558501100 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ana Lydia Reis de Castro e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigo Barreto Caldas | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Renata Gomes Lanna da Silva | pt_BR |
dc.creator | Caroline Martins Calisto | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5889019556631358 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T20:02:20Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T20:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/64824 | - |
dc.description.abstract | This work presents a study of I-shaped hybrid steel girders behavior subjected to bending. For this purpose, numerical models with finite elements were developed and validated in the ABAQUS software. In these models is not considered the lateral torsional buckling since the beam will be restrained against out-of-plane translation, so only the local instabilities were evaluated. The analyses were divided into two stages, namely: first, it was performed a linearized eigenvalue buckling analysis to obtain the critical buckling loads and the buckling modes; then, it was performed an analysis of the ultimate resistant capacity considering residual stresses and initial imperfections. After defining the numerical model, the routine for running the models was developed from a programming language (Python) and a sensitivity study of the flange yield strength was carried out. Furthermore, the costs of the models were evaluated in order to make in parallel the results obtained with the expectations of commercial solutions. The outcomes obtained from the numerical models developed were satisfactory and, as expected, showed that the hybrid steel girders resist a greater bending when compared with their equivalent homogeneous beams. It was concluded that hybrid girders, in general, have a resistance 33% higher than their equivalent homogeneous beams, while the increase in cost was only 3%. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo do comportamento de vigas híbridas de aço com seção transversal do tipo I submetidas à flexão. Foram desenvolvidos e validados modelos numéricos em elementos finitos no software ABAQUS. Nos modelos, desconsidera-se a flambagem lateral com torção, uma vez que a viga será contida lateralmente, de maneira que somente as instabilidades locais estejam presentes e assim avaliadas. As análises foram divididas em duas etapas, a saber: primeiramente, realizou-se a análise de flambagem elástica para obter as cargas críticas de flambagem e os modos de flambagem das vigas compactas e esbeltas; posteriormente, efetuou-se a análise da capacidade resistente última das vigas considerando tensões residuais e imperfeições iniciais. Após definido o modelo numérico, desenvolveu-se a partir de uma linguagem de programação (Python) uma rotina para execução dos modelos e realizou-se um estudo de sensibilidade da resistência ao escoamento do aço da mesa. Além disso, com a finalidade de alinhar os resultados obtidos com a expectativa comercial das soluções, foram avaliados os custos de cada modelo numérico. Os resultados foram satisfatórios e, como esperado, mostraram que as vigas híbridas resistem a um esforço maior de momento fletor quando comparadas com suas vigas homogêneas correspondentes. Concluiu-se que as vigas híbridas, no geral, possuem uma resistência 33% maior do que as vigas homogêneas correspondentes, enquanto que o aumento no custo foi de apenas 3%. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vigas híbridas de aço | pt_BR |
dc.subject | Instabilidade local | pt_BR |
dc.subject | Seção transversal do tipo I | pt_BR |
dc.subject | Análise não linear | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de estruturas | pt_BR |
dc.subject.other | Aço - Estruturas | pt_BR |
dc.subject.other | Vigas | pt_BR |
dc.subject.other | Analise funcional não-linear | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico de vigas híbridas de aço submetidas à flexão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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