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dc.contributor.advisor1André Guilherme Dornelles Dangelopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826314847268881pt_BR
dc.creatorAziz José de Oliveira Pedrosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0720460298410665pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T11:39:13Z-
dc.date.available2024-03-01T11:39:13Z-
dc.date.issued2016-08-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65037-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is the study of luso-brazilian carving in the period called Joanine style according to the researcher Robert Smith in his book The carving in Portugal (1962). This study considered the woodcrafts produced in Minas Gerais between 1730-1760. This thesis is subsidized in documentary and bibliographic researches, formal and stylistic analysis of carving in the Joanine period of baroque in Minas Gerais. The methodolody made possible to analyse the Joanine style expressions in Portugal and its subsequent adaptation in Brazil, and then its settlement in Minas Gerais. This study analyses the altarpieces of some 18th century church in the cities Caeté, Ouro Preto, Mariana, São João-del Rei, Tiradentes, Ouro Branco, Santa Bárbara among others locations. It was also studied about the most important craftsman and ateliers in the period from 1730 to 1760, the influence of the books on architecture and ornament illustrations on woodcrafts in the mentionated period. As a result it was possible to make an overview of the Joanine period of Baroque carving in Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo o estudo da talha colonial luso-mineira do período conhecido como estilo joanino, assim rotulado pelo pesquisador Robert Smith em seu livro A talha em Portugal (1962). Observa-se, em Minas Gerais, a ocorrência da talha do estilo joanino entre os anos de 1730-1760, sendo esse o recorte temporal utilizado para a produção do trabalho que por ora se apresenta. Assim, esta tese foi subsidiada em pesquisa documental, bibliográfica, análise formal e estilística das obras de talha do estilo joanino, existentes em Minas Gerais. Essa metodologia possibilitou analisar as manifestações do estilo em Portugal e sua subsequente aclimatação no Brasil, para em seguida analisar seu estabelecimento na então Capitania de Minas Gerais, a partir da intervenção de diversos agentes impulsionadores. Nesse sentido, foram analisados os retábulos existentes em igrejas das cidades de Caeté, Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Branco, Santa Bárbara dentre outras localidades cujos templos setecentistas abrigam retábulos do estilo joanino. Estudou-se, também, os entalhadores de maior destaque, as oficinas ativas entre os anos de 1730-1760, bem como a influência de tratados de arquitetura e gravuras de ornamentação na talha do período. De modo que os levantamentos empreendidos pudessem construir o panorama da talha do estilo joanino, em Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilo joaninopt_BR
dc.subjectTalhapt_BR
dc.subjectRetábulospt_BR
dc.subjectRetábulospt_BR
dc.subject.otherArte colonial - Minas Gerais - Século XVIIIpt_BR
dc.subject.otherTalha em madeirapt_BR
dc.subject.otherEntalhadorespt_BR
dc.titleA produção da talha joanina na capitania de Minas Gerais: retábulos, entalhadores e oficinaspt_BR
dc.typeTesept_BR
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