Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65097
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dc.creatorGuilherme Ribeiro Brancopt_BR
dc.creatorLuciana de Michelis Mendonçapt_BR
dc.creatorRenan Alves Resendept_BR
dc.creatorFelipe Pivetta Carpespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T17:14:00Z-
dc.date.available2024-03-01T17:14:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage75pt_BR
dc.citation.epage83pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28985/1322.jsc.15pt_BR
dc.identifier.issn2254-7053pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/65097-
dc.description.abstractO sistema Retül Vantage é uma ferramenta popular para avaliar o posicionamento dinâmico de ciclistas. Apesar de usar uma taxa de amostragem baixa (18 Hz) para registrar dados de posição, as medidas de Retül mostram uma correlação moderada a muito alta com dados de sistemas de câmeras tridimensionais padrão-ouro, atingindo taxas de amostragem mais altas, mas sua confiabilidade não foi testada. Aqui avaliamos a confiabilidade do sistema Retül Vantage para avaliação cinemática de ciclistas. Este estudo transversal teve duas fases. A Fase 1 incluiu uma pesquisa com instaladores de bicicletas certificados pela Retül para selecionar as variáveis ​​mais comuns usadas na avaliação da cinemática do ciclismo. A Fase 2 envolveu a avaliação das variáveis ​​cinemáticas do ciclismo selecionadas para verificar a confiabilidade intra-examinador. Dez montadores de bicicletas responderam à pesquisa on-line (taxa de resposta de 47,6%) e 7 variáveis ​​foram identificadas como as mais comuns de serem realizadas durante a análise de adaptação de bicicletas. Em seguida, dez ciclistas foram submetidos a avaliações cinemáticas e as variáveis ​​do sistema Vantage foram verificadas quanto à confiabilidade interexaminadores e erro padrão das variáveis. Níveis de confiabilidade entre testadores bons a excelentes foram encontrados para todas as 7 variáveis ​​cinemáticas testadas. O erro padrão das variáveis ​​angulares foi inferior a 3º para todas e inferior a 5 mm para a variável linear testada. Os valores de diferença mínima detectável variaram de 2,15 a 6,55º para variáveis ​​angulares e de 15,51 mm para variáveis ​​lineares. Um alto e muito alto grau de confiabilidade intra-avaliador pode ser alcançado usando o sistema Retül Vantage para avaliação cinemática das variáveis ​​mais comuns incluídas no ajuste de bicicletas.pt_BR
dc.description.resumoThe Retül Vantage system is a popular tool to assess dynamic positioning of cyclists. Despite of using a low sampling rate (18 Hz) to record position data, Retül measures shows a moderate to very high correlation with data from gold-standard tridimensional camera systems reaching higher sampling rates, but its reliability has not been tested. Here we assess the reliability of the Retül Vantage system for kinematic assessment of cyclists. This cross-sectional study had two phases. Phase 1 included a survey with certified Retül bike fitters to select the most common variables used in cycling kinematics assessment. Phase 2 involved assessment of the selected cycling kinematics variables to check for intra-examiner reliability. Ten bike fitters answered the online survey (response rate of 47.6%) and 7 variables were identified as the most common to conduct during bike fitting analysis. Then, ten cyclists were submitted to kinematic assessments and Vantage system variables were checked for inter-examiner reliability and standard error of the variables. Good to excellent inter-tester reliability levels were found for all the 7 kinematics variables tested. Standard error of angular variables was lower than 3º for all as well as lower than 5 mm for the linear variable tested. The minimal detectable difference values ranged from 2.15 to 6.55º for angular variables and of 15.51 mm for linear variables. A high and very high degree of intra-rater reliability can be achieved using Retül Vantage system for kinematics assessment of the most common variables included in bike fitting.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of science and cyclingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedalingpt_BR
dc.subjectBicyclept_BR
dc.subjectBike fittingpt_BR
dc.subjectAnglespt_BR
dc.subjectReliabilitypt_BR
dc.subject.otherCiclismopt_BR
dc.subject.otherÂngulopt_BR
dc.subject.otherConfiabilidadept_BR
dc.subject.otherBicicletaspt_BR
dc.titleDoes the Retül System provide reliable kinematics information for cycling analysis?pt_BR
dc.title.alternativeO Sistema Retül fornece informações cinemáticas confiáveis ​​para análise de ciclismo?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.jsc-journal.com/index.php/JSC/article/view/759pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8785-6052pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4495-1807pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1609-3278pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8923-4855pt_BR
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