Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/65102
Type: | Tese |
Title: | Indução de estado de fluxo em aulas de performance musical: um estudo exploratório com estudantes instrumentistas de graduação |
Authors: | Abel Raimundo de Moraes Silva |
First Advisor: | Maria Betânia Parizzi Fonseca |
First Co-advisor: | João Gabriel Marques Fonseca |
First Referee: | Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling |
Second Referee: | Marcelo Almeida Sampaio |
Third Referee: | Patrícia Furst Santiago |
metadata.dc.contributor.referee4: | Heloísa Faria Braga Feichas |
Abstract: | Esta pesquisa buscou investigar as possibilidades de indução de estados de fluxo em aulas e workshops de performance musical com alunos instrumentistas de cursos de graduação em música de três universidade de Minas Gerais, Brasil. A investigação se caracterizou como um estudo exploratório explicativo em situação naturalística, utilizando um modelo misto de coleta e análise de dados, e adotando um delineamento de intervenção pré e pós-teste sem grupo de controle. Para a intervenção, foram desenvolvidos um protocolo e uma série de estratégias didáticas, visando à indução do fluxo através do aprimoramento da geração e da regulação da performance musical dos sujeitos. Um estudo teórico sobre a correlação entre os componentes do fluxo e os processos geradores e reguladores da performance musical foi desenvolvido como base para o desenvolvimento das estratégias. A pesquisa demonstrou ser possível a indução de estado de fluxo em aulas de Performance Musical (PM) através da aplicação das estratégias desenvolvidas para esta investigação. Os componentes do fluxo, que se mostraram mais sensíveis às estratégias foram a Perda da autoconsciência, o Senso de controle, a Experiência autotélica e a Imersão na ação. A estratégia cognitiva que se mostrou mais eficaz foi a Audição Musical Antecipada e Abstenção (parcial) de Controle Motor (AMA-ACM), seguida das estratégias de autoconfiança: tolerância/ressignificação do erro e abstenção de expectativa externa. Como principais contribuições desta pesquisa, temos um avanço na compreensão dos mecanismos do fluxo na performance musical, formas de aumentar sua frequência e seus benefícios. A partir disso, podem ser criados procedimentos didáticos mais integrativos de habilidades e atitudes bem como técnicas mentais mais eficientes para a prática deliberada e a performance musical. Para a educação musical, a pesquisa oferece a possibilidade de integrar os conhecimentos produzidos como também os princípios da teoria do fluxo, em experiências musicais mais ricas e significativas, em ambientes mais estimulantes para os alunos. Considerando que uma pedagogia do fluxo seria uma pedagogia do sucesso e da autodescoberta, essa abordagem poderia proporcionar experiências transformadores para qualquer nível e contexto de aprendizagem musical. |
Abstract: | This research aimed to investigate the possibilities of inducing flow states in classes and workshops of musical performance with instrumentalist students in undergraduate music programs at three universities in Minas Gerais, Brazil. The study was characterized as exploratory explanatory research in a naturalistic setting, employing a mixed model for data collection and analysis, adopting a pre-test and post-test intervention design without a control group. For the intervention, a protocol and a series of didactic strategies were developed to induce flow by enhancing the generation and regulation of musical performance by the subjects. A theoretical study on the correlation between the components of flow and the generative and regulatory processes of musical performance was undertaken as a basis for the development of these strategies. The research demonstrated the feasibility of inducing a state of flow in music performance classes through the application of the developed strategies. The flow components most sensitive to the strategies were loss of self-awareness, sense of control, autotelic experience, and immersion in action. The cognitive strategy that proved most effective was Anticipated Musical Listening and Partial Motor Control Abstention (AML-PMC), followed by self-confidence strategies: tolerance/resignification of error and abstention from external expectations. The primary contributions of this research include advancements in understanding the mechanisms of flow in musical performance, ways to increase its frequency, and its benefits. Consequently, more integrative didactic procedures for skills and attitudes, as well as more efficient mental techniques for deliberate practice and musical performance, can be developed. For music education, the research provides the opportunity to integrate the generated knowledge and the principles of flow theory into richer and more meaningful musical experiences in more stimulating environments for students. Considering that a pedagogy of flow would be a pedagogy of success and self-discovery, this approach could provide transformative experiences for any level and context of musical learning. |
Subject: | Educação musical Performance musical |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/65102 |
Issue Date: | 3-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Indução de estado de fluxo em aulas de performance musical - um estudo exploratório com estudantes instrumentistas de graduação.pdf | 4.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.