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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de biologia e sua contribuição para a percepção e a educação ambientais na escola do campo
Autor(es): André Luciano de Fontgaland
primer Tutor: Maria Auxiliadora Drumond
Resumen: A escola, no contexto rural, exerce papel significativo na construção de conhecimentos que possam contribuir para a formação de uma percepção e educação ambientais transformadoras. O presente trabalho busca agregar os conhecimentos propostos pela Biologia e demais conteúdos do Ensino Médio por meio de um projeto interdisciplinar de educação ambiental, desenvolvido junto aos alunos, a fim de promover maiores reflexões e investigações sobre os problemas ambientais presentes no pequeno Município de Desterro de Melo, localizado na Zona da Mata mineira. Para tanto, partiu-se - por intermédio de aplicação de questionário semiestruturado - da percepção que 51 estudantes matriculados no 1º ano da Escola Estadual Professor Jaime Calmeto possuíam do meio em que vivem. Feito isso, organizou-se na escola um projeto de intervenção pedagógica sobre educação e percepção ambientais. As atividades planejadas envolveram os alunos em oportunidades de aprendizagem mediadas por aulas práticas, aulas de campo e visitas guiadas, objetivando-se a observação reflexiva e científica das questões ambientais de Desterro do Melo. Por fim, foi avaliada a contribuição dada pelas Ciências da Natureza, em especial a Biologia, para a ampliação da compreensão de meio ambiente e educação ambiental ao longo do projeto. Os meios para tal avaliação foram a reaplicação de questionário semiestruturado e a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em uma feira de conhecimentos. Os resultados obtidos permitiram observar a contribuição da abordagem investigativa na edificação do conhecimento sobre questões ambientais fundadas em saberes científicos contextualizados com a temática do campo. Ao término das atividades pedagógicas, notou-se entre os discentes maiores disposições para conjugar de maneira mais simétrica os saberes tradicionais e científicos sobre o ambiente natural em que vivem, promovendo, assim, uma maior identificação das questões e problemas ambientais que lhes dizem respeito e uma considerável ampliação do seu entendimento sobre o meio ambiente.
Abstract: In rural contexts, school plays a significant role in the construction of knowledge that can contribute to the formation of a transformative environmental perception and education. The present work seeks to contextualize the knowledge from Biology and High School pedagogical content through an interdisciplinary project of environmental education, at the same time that it has a greater number of reflections and investigations on the environmental problems that occur in the small municipality of Desterro de Melo, located in the Zona da Mata Mineira region. In order to do so, we analysed - through the application of semi-structured interviews - the perception that 51 students enrolled in the 1st year of the Escola Estadual Professor Jaime Calmeto possessed about the environment in which they live. Then, we also organized a project of pedagogical intervention on education and environmental perception. Some planned activities involved students in learning opportunities through hands-on classes, field lessons, and guided tours. These activities aimed reflexive and scientifical examination of the environmental issues of Desterro do Melo. We’d also evaluated the contribuition given by the Sciences of Nature, Biology in particular, to broaden the understanding of the environment and environmental education throughout the project. Some of the research outcomes allow to observe that the contribution of investigative approach in the processes regarding the construction of knowledge towards environmental questions based on scientific postulates in context with the field theme. By the end of the pedagogical activities, it was noted among the students a better capacity to combine traditional and scientific knowledge more symmetrically with the natural environment in which they live, thus promoting a greater identification of the environmental issues and problems that concern them and a considerable extension of their understanding of the environment.
Asunto: Ensino - Biologia
Interdisciplinaridade na educação.
Educação em Saúde Ambiental
Ensino e pesquis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65122
Fecha del documento: 12-jul-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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