Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65132
Type: Dissertação
Title: Edição gênica por CRISPR/CAS9: uma estratégia de ensino das biotecnologias com ênfase na bioética
Authors: Mara Letícia Carvalho de Souza Martins
First Advisor: Adlane Vilas-Boas Ferreira
Abstract: O presente trabalho se trata de uma pesquisa cujo produto é uma sequência didática ancorada no movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e com viés investigativo em uma proposta de desenvolver o protagonismo estudantil e fomentar a formação cidadã. Utilizamos a biotecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR, sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, como um meio para o ensino e discussão de conceitos relacionados à genética e à biologia molecular à luz da bioética. A edição de genes e suas biotecnologias são temas polêmicos e controversos que tem grande potencial para um aprendizado efetivo da Biologia e fomento da formação cidadã. A técnica CRISPR ainda é pouco conhecida pelas diferentes esferas da sociedade e pouco difundida nos livros didáticos do ensino médio. Na sequência desenvolvida fez-se uso de: 1) um questionário para verificar conhecimentos prévios sobre genética e biologia molecular e possibilitar a discussão de conceitos permitindo a construção do conhecimento em grupo; 2) estudos de caso que apresentavam situações-problema envolvendo edição de genes em humanos e que tinham a intenção de estimular a discussão sobre CRISPR de forma crítica; 3) representação artística de um júri popular elaborado pelos próprios estudantes sobre a biotecnologia apresentada. Foram feitas análises do questionário de conhecimentos prévios que revelaram que os discentes apresentaram dificuldade em estabelecer relação entre os conceitos de gene, cromossomo e DNA. Entretanto, as discussões em sala os levaram a construir o conhecimento coletivamente de modo a reconhecerem o erro e entender a resposta correta. Foram analisadas as respostas sobre os estudos de caso propostos que foram categorizadas segundo metodologia de análise de conteúdo. Evidenciou-se que não há um consenso sobre a manipulação do DNA humano e que os estudantes não conheciam as biotecnologias de edição de genes, mas listaram maior número de consequências positivas do que negativas sobre a técnica, estabelecendo critérios para seu uso na sociedade. O júri simulado mostrou ser uma ferramenta eficaz para o ensino de ferramentas de edição de genes numa perspectiva bioética. Acredita-se que o presente trabalho poderá auxiliar professores a estimular o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes.
Abstract: The present work is a research whose product is a didactic sequence anchored in the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) movement and with an investigative bias in a proposal to develop student protagonism and promote citizen training. We use the gene editing biotechnology known as CRISPR, which stands for Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, as a means for teaching and discussing concepts related to genetics and molecular biology in the light of bioethics. Gene editing and its biotechnologies are polemical and controversial topics that have great potential for effective learning in Biology and fostering citizen education. The CRISPR technique is not well- known in different spheres of society and not present is most high school textbooks. In the sequence developed, we used: 1) a questionnaire to verify previous knowledge about genetics and molecular biology and to enable the discussion of concepts allowing the construction of knowledge in a group; 2) case studies with situations involving gene editing in humans and that were intended to stimulate the discussion on CRISPR in a critical way; 3) artistic representation of a popular jury prepared by the students themselves on the presented biotechnology. The sequence was developed with students from the 1st grade of a state public school in Minas Gerais in the discipline Natural Sciences and its Technologies in the newly implemented new high school. Analyzes of the previous knowledge questionnaire were carried out, which revealed that the students had difficulty in establishing a relationship between the concepts of gene, chromosome and DNA. However, the classroom discussions led them to build knowledge collectively in order to recognize the error and understand the correct answer. Responses on the proposed case studies were analyzed and categorized according to content analysis methodology. It was evident that there is no consensus on the manipulation of human DNA and that the students did not know about gene editing biotechnologies, but listed a greater number of positive than negative consequences on the technique, establishing criteria for its use in society. The mock jury proved to be an effective tool for teaching gene editing tools from a bioethical perspective. It is believed that the present work can help teachers to stimulate critical thinking and student protagonism.
Subject: Ensino - Biologia
Genética
Bioética
Edição de Genes
Pesquisa
Aprendizagem
Plano de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65132
Issue Date: 14-Jul-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Mara Letícia Homologação PDFA.pdfDISSERTAÇÃO - EDIÇÃO GÊNICA POR CRISPR/CAS9: uma estratégia de ensino das biotecnologias com ênfase na bioética17.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.