Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65226
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação permanente em enfermagem no centro de tratamento intensivo
Título(s) alternativo(s): Permanent education in nursing at the intensive care unit
Autor(es): Jacqueline Aparecida de Oliveira
Carla Aparecida Spagnol
Anadias Trajano Camargos
Selme Silqueira
Soleane Franciele da Silva
Junia Melo de Oliveira
Resumen: Objetivo: analisar na literatura científica como tem sido desenvolvida a educação permanente da equipe de enfermagem no Centro de Tratamento Intensivo. Método: trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa em que se buscou por artigos entre 2007 a 2017 no idioma português, nas bases de dados, LILACS, MEDLINE, BDENF e na Biblioteca Virtual de Saúde. Realizou-se a análise descritiva dos resultados a partir dos dados existentes na figura síntese dos artigos, com respaldo na literatura científica. Resultados: encontraram-se 583 artigos e cinco compuseram a amostra final. Considera-se, de modo geral, que os resultados decorrentes das capacitações realizadas foram satisfatórios, o que mostra a importância de um programa permanente de capacitação da equipe de enfermagem na Terapia Intensiva. Conclusão: pode-se dizer que, apesar de existirem ações de educação permanente no Centro de Terapia Intensiva, essa é uma política que ainda precisa se fortalecer e se consolidar nos hospitais brasileiros, visto que, neste estudo, encontrou-se um número reduzido de artigos relacionados ao tema, o que responde, em parte, aos pressupostos das autoras relativos a esta revisão integrativa.
Abstract: Objective: to analyze in the scientific literature how the continuing education of the nursing team at the Intensive Care Unit has been developed. Method: this is a bibliographic, descriptive, integrative review type study that searched for articles between 2007 and 2017 in Portuguese, in the databases, LILACS, MEDLINE, BDENF and in the Virtual Health Library. A descriptive analysis of the results was carried out based on the existing data in the synthesis figure of the articles, supported by the scientific literature. Results: 583 articles were found and five made up the final sample. It is considered, in general, that the results resulting from the training carried out were satisfactory, which shows the importance of a permanent training program for the nursing team in Intensive Care. Conclusion: it can be said that, although there are permanent education actions in the Intensive Care Unit, this is a policy that still needs to be strengthened and consolidated in Brazilian hospitals, since, in this study, a small number of articles related to the theme, which responds, in part, to the assumptions of the authors regarding this integrative review.
Asunto: Enfermagem - estudo e ensino
Educação continuada em enfermagem
Cuidados críticos
Hospitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2020.244644
URI: http://hdl.handle.net/1843/65226
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/244644
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de enfermagem UFPE online
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Educação permanente em enfermagem no centro de tratamento intensivo.pdf319.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.