Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65262
Type: Dissertação
Title: Linguagem, multimodalidade e tecnologia: o trabalho com stickers em aulas de Língua Portuguesa
Authors: Vairson Cássio dos Santos
First Advisor: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
First Referee: Ada Magaly Matias Brasileiro
Second Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Abstract: Na atualidade, as interações sociais são marcadas por múltiplas linguagens e por novas tecnologias. É neste contexto que surgiram os “stickers”, figuras e imagens eletrônicas amplamente utilizadas nas trocas comunicativas contemporâneas no ciberespaço (redes sociais e aplicativos para mensagens). Assim, levando em consideração tais apontamentos, este trabalho busca apresentar uma pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da UFMG (ProfLetras), que contempla, em sua elaboração, o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura e à escrita por meio do trabalho com “stickers” em aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica. Metodologicamente, a pesquisa configura-se como um trabalho de natureza qualitativa e de caráter propositivo para a sala de aula, contemplando diferentes etapas que envolvem a seleção, a sistematização e a análise de “stickers”, com vistas ao entendimento dessa prática de linguagem dentro e fora do ambiente escolar. Em outros termos, após a seleção do “corpus” de investigação, a pesquisa buscou analisar as dimensões ensináveis desse recurso multissemiótico, com foco nos processos interacionais e intertextuais que caracterizam a sua constituição e o seu funcionamento em diferentes situações de uso da linguagem, levando em consideração uma proposta de ensino de Língua Portuguesa pautada na multimodalidade e nos novos elementos de composição textual que circulam em ambientes digitais, neste ciberespaço. Os fundamentos teóricos e metodológicos da investigação ancoram-se nos estudos desenvolvidos por Fisher (2009), Higounet (2003), Lyons (2011), Marcuschi (2011), Kerbrat-Orecchioni (2006), Bakhtin (2006; 2012), Fiorin (1998; 2006), Ribeiro (2009; 2016), Rojo (2009; 2012), Carmelino e Kogawa (2020), Kress (1998), Soares (2011), Koch (2006), Gabriel (2013), Lopes e Nunes (2020), Dolz; Noverraz e Schnewli (2004) além de outros trabalhos que, em alguma medida, dialogam com esse assunto. Tendo em vista o exposto, considera-se importante a verificação da sociocomunicação e da multimodalidade tratadas com e por esses elementos de comunicação, com ênfase em seus processos de produção, uso e difusão.
Abstract: Nowadays, social interactions are marked by multiple languages and new technologies. It is in this context that "stickers", electronic figures and images widely used in contemporary communicative exchanges in cyberspace (social networks and messaging applications), have emerged. Thus, taking these points into consideration, this paper seeks to present an research, developed in the scope of the Professional Master's Degree in Languages at UFMG (ProfLetras), which contemplates, in its elaboration, the development of competencies related to reading and writing through the work with stickers in Portuguese Language classes in basic education. Methodologically, the research is of a qualitative nature and of a propositional nature for the classroom, contemplating different stages that involve the selection, systematization, and analysis of stickers, with a view to understanding this language practice inside and outside the school environment. In other words, after the selection of the "corpus" of investigation, the research will seek to analyze the teachable dimensions of this multisemiotic resource, focusing on the interacy and intertextual processes that characterize its constitution and functioning in different situations of language use, taking into consideration a proposal for the teaching of Portuguese Language based on multimodality and on the new textual elements that circulate in digital environments, in this cyberspace. The theoretical and methodological foundations of the research are anchored in the studies developed by Fisher (2009), Higounet (2003), Lyons (2011), Marcuschi (2011), Kerbrat-Orecchioni (2006), Bakhtin (2006; 2012), Fiorin (1998; 2006), Ribeiro (2009; 2016), Rojo (2009; 2012), Carmelino e Kogawa (2020), Kress (1998), Soares (2011), Koch (2006), Gabriel (2013), Lopes e Nunes (2020), Dolz; Noverraz e Schnewli (2004), as well as other works that, to some extent, dialogue with this subject. In view of the above, it is considered important to verify the social communication and multimodality treated with and by these communication elements, with emphasis on their production, use and dissemination processes.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Modalidade (Linguística)
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Ciberespaço
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65262
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons