Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65266
Tipo: Dissertação
Título: Carnaval de rua em Belo Horizonte: festa na contracorrente da espetacularização ou festa espetacularizada? Um estudo de caso sobre o bloco Pisa na Fulô entre os anos de 2014 e 2020
Autor(es): Maria Luiza Conrado de Niemeyer Soares Carneiro Chaves
primer Tutor: Paula Barros
primer miembro del tribunal : Raquel Garcia Gonçalves
Segundo miembro del tribunal: Marcos Felipe Sudré Saidler
Tercer miembro del tribunal: Adriana Sansão Fontes
Resumen: O processo de espetacularização urbana suprime a rua enquanto espaço de encontro e faz com que deixemos de ser participantes ativos na cidade. Em contrapartida, na subversão da lógica espetacular, observa-se, na última década do carnaval de rua de Belo Horizonte, práticas que vão ao encontro da luta pelo direito à cidade promovendo novas sociabilidades, formas de mobilização e tomadas de consciência urbana. A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a participação cidadã no espaço público por meio da análise da festa carnavalesca e do processo de espetacularização em curso na cidade: até que ponto a festa atua na contracorrente da espetacularização e até que ponto não foi ela mesma espetacularizada? Para tal, cria-se uma lente de análise aplicada ao caso do bloco Pisa na Fulô entre os anos de 2014 e 2020. Por meio de observação participante e análise de entrevistas com participantes do bloco, aponta-se que a atuação mais autônoma em relação ao poder público alavanca o senso de pertencimento e de cuidado com relação à praça do Carlos Prates, local de origem do bloco, e à capital. Entretanto, quando o cortejo acontece como um grande evento estandardizado envolve menos participação e menor impacto nas relações sociais e urbanas.
Abstract: The process of urban spectacularization suppresses the streets as a meeting space and makes us stop being active participants in the city. On the other hand, in the subversion of the spectacular logic, the last decade of the street carnival in Belo Horizonte seems to present practices that are in line with the concept of the right to the city, promoting new sociabilities, forms of mobilization and urban awareness. This work aims to reflect about citizen participation in public space through the analysis of the carnival festival and the process of urban spectacularization: is the festival acting against the spectacularization process or it was itself spectacularized? In order to achieve such a goal, an analysis tool has been developed and applied to the case of the Pisa na Fulô carnival block, in the time frame from 2014 to 2020. Through participant observation and analysis of interviews with the block participants, it has been pointed out that more autonomous action in relation to the public power leverages the sense of belonging and care in relation to Carlos Prates square, the block's original place, and to the city. However, when the block happens as a large standardized event, it involves less participation and less impact on social and urban relations.
Asunto: Blocos carnavalescos
Carnaval
Espaço urbano
Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65266
Fecha del documento: 27-abr-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_MariaLuizaNiemeyer.pdfCarnaval de rua em Belo Horizonte: festa na contracorrente da espetacularização ou festa espetacularizada? Um estudo de caso sobre o bloco Pisa na Fulô entre os anos de 2014 e 20205.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.