Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65269
Tipo: Tese
Título: Habilidades em projeto de arquitetura e as tecnologias da construção: uma análise sobre teorias e práticas
Autor(es): Carolina Helena Miranda e Souza
primer Tutor: Flávio de Lemos Carsalade
primer miembro del tribunal : Maurício José Laguardia Campomori
Segundo miembro del tribunal: Roberto Eustaáquio dos Santos
Tercer miembro del tribunal: Renato de Medeiros
Cuarto miembro del tribunal: Gogliardo Vieira Maragno
Resumen: Estudantes de Arquitetura e Urbanismo precisam considerar saberes de diversas áreas do conhecimento na elaboração de projetos arquitetônicos. Os cursos de graduação na área buscam contemplar estes saberes, através de disciplinas que visam desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para a prática de projeto, dentre outras qualificações. Esta tese tem como objeto de estudo as relações entre as habilidades desenvolvidas em projeto e os conteúdos de tecnologia da construção e tectônica. O objetivo da tese é compreender como se dá essa relação, como elas são consideradas nos cursos analisados, como elas são abordadas em práticas didáticas relatadas em publicações da área e como os coordenadores de curso e docentes compreendem e abordam o tema. Os métodos utilizados foram pesquisa documental, com a análise da legislação geral relacionada ao objeto e análise de Projetos Pedagógicos de Curso; pesquisa bibliográfica para contextualizar o trabalho em relação às discussões contemporâneas sobre o tema e para identificar relatos de práticas didáticas relativas ao objeto de estudo e seus respectivos resultados; entrevistas com coordenadores de curso e docentes de disciplinas de projeto e tecnologias; e análise dos resultados encontrados. Isso resultou nos capítulos seguintes: Capítulo 1, que apresenta um panorama sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, suas diferentes origens, transformações, configurações e composição atual; Capítulo 2, que passa pelos entendimentos do que são os conteúdos de tecnologia da construção e tectônica; Capítulo 3, com um levantamento da abordagem do tema em Projetos Pedagógicos de Cursos, tanto em uma abordagem quantitativa de disciplinas, quanto em aspectos qualitativos, buscando menções e abordagens metodológicas específicas relacionadas ao tema; Capítulo 4, que apresenta ampla revisão de publicações sobre experiências didáticas acerca do tema e os resultados que os autores encontraram; e Capítulo 5, no qual são apresentados os resultados de entrevistas com coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo e professores de disciplinas de projeto e conteúdos tecnológicos. Dentre os resultados, verificou-se que, a partir dos métodos adotados nesta pesquisa, não há um destaque na relação entre o desenvolvimento de habilidades de projeto e os conteúdos tecnológicos e a tectônica especificamente, o que não diminui a importância destes temas nos cursos.
Abstract: Architecture and Urban Planning students need to consider knowledge from different areas of knowledge when developing architectural projects. Undergraduate courses in the area seek to approach this knowledge through disciplines that aim to develop in students the necessary skills for project practice, among other qualifications. This thesis has as its object of study the relationships between the skills developed in architecture projects and the contents of construction technology and tectonics. The objective of the thesis is to understand how this relationship happens, how they are considered in the courses analyzed, how they are addressed in teaching practices reported in publications and how course coordinators and teachers understand and approach the topic. The research methods were documentary research, with the analysis of legislation related to the object and of Pedagogical Course Projects; bibliographical research to contextualize the work in relation to contemporary discussions on the topic and to identify reports of teaching practices related to the study object and their respective results; interviews with course coordinators and professors of project and technology disciplines; and analysis of the results found. This resulted in the following chapters: Chapter 1, which presents an overview of the teaching of Architecture and Urbanism, its different origins, transformations, configurations and current composition; Chapter 2, which covers the understanding of construction technology and tectonics content; Chapter 3, with a survey of the approach to the topic in Pedagogical Course Projects, both in a quantitative approach to disciplines and in qualitative aspects, seeking mentions and specific methodological approaches related to the topic; Chapter 4, which presents an extensive review of publications on teaching experiences on the topic and the results found by authors; and Chapter 5, with the results of interviews with coordinators of Architecture and Urbanism courses and teachers of project disciplines and technological content. Among the results, it was found that, based on the methods adopted in this research, there is no emphasis on the relationship between the development of architecture project skills and technological content and tectonics specifically, which does not reduce the importance of these topics in the courses.
Asunto: Projeto arquitetônico
Arquitetura - Prática de ensino
Arquitetura - Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/65269
Fecha del documento: 22-dic-2023
Término del Embargo: 22-dic-2025
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2024-02-29 TESE.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-12-22
1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.