Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65280
Tipo: Dissertação
Título: Inovação sustentável em micro e pequenas empresas: estudo de caso em uma confecção de roupas
Autor(es): Talita Venilda Guimarães
Primeiro Orientador: Eduardo Romeiro Filho
Primeiro membro da banca : Ana Valéria Carneiro Dias
Segundo membro da banca: Júlio Cezar Augusto da Silva
Resumo: A inovação é tradicionalmente encarada como uma vantagem competitiva, também em micro e pequenas empresas. O século XX foi marcado por uma aceleração dos processos de inovação, mas também pela progressiva deterioração do meio ambiente e pela perspectiva de escassez de recursos naturais, aumentando a preocupação com questões ambientais, seja por parte dos cidadãos como pelo poder público, trazendo essas questões para o cotidiano das empresas. Este trabalho busca discutir as condições para inovação sustentável em pequenas empresas brasileiras de confecção, setor notadamente problemático, seja em termos ambientais, sociais ou econômicos. O trabalho foi realizado a partir de um estudo de caso centrado em uma confecção de roupas situada na região de Itabirito (MG). O objetivo foi a proposição de princípios visando à introdução de inovações que garantam a sustentabilidade de empresa. Assim, as práticas ambientais podem proporcionar geração de valor para a empresa, bem como beneficiar os funcionários, a comunidade e o meio ambiente, tornando-a competitiva perante o mercado em que está inserida. Como resultado, foram propostas melhorias de processo e de produto com o objetivo de que a empresa em estudo seja sustentável.
Abstract: Innovation is traditionally seen as a competitive advantage, also in micro and small companies. The 20th century was marked by an acceleration of innovation processes, but also by the progressive deterioration of the environment and the prospect of scarcity of natural resources, increasing concern with environmental issues, both by citizens and by the public authorities, bringing these issues to the daily lives of companies. This paper seeks to discuss the conditions for sustainable innovation in small Brazilian apparel companies, a sector that is notably problematic, whether in environmental, social or economic terms. The work was carried out from a case study centered on a clothing factory located in the region of Itabirito (MG). The objective was the proposition of principles aimed at introducing innovations that guarantee the company's sustainability. Thus, environmental practices can generate value for the company, as well as benefit employees, the community and the environment, making it competitive in the market in which it operates. As a result, process and product improvements were proposed with the aim of making the company under study sustainable.
Assunto: Inovação
Sustentabilidade
Microempresa
Vestuário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/65280
Data do documento: 11-Mai-2023
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